SEQUÊNCIA DIDÁTICA: O CASAMENTO DE DONA BARATINHA


Sequência didática: O casamento de Dona Baratinha

Tema:

 Público alvo: Educação Infantil

Aula 1

Metodologia

Faça uma predição da história “O casamento da Dona Baratinha”utilizando as tarjetas das senas sequencial da história, espalhe no piso da sala e estimule as crianças a fazer contação da história livremente.

Atividade

Atividade do sete erros.

 Disponóvel em:https://br.pinterest.com/pin/496521927670820448/

Eixos de experiências:

III - possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos;

VIII - incentivem a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza;

Campos de experiências:

Eu, o outro e o nós

Traços, sons, cores e formas

Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.

Aprendizagem:

Estimular a contação de história;

Incentivar a curiosidade e o questionamento sobre o mundo físico e social;

Recursos didáticos:

Papel ofício, lápis de cor ou giz de cera;

















Disponível em: https://www.espacoeducar-colorir.com.br/2016/08/a-historia-da-dona-baratinha-para.html

Aula 2

Metodologia

Conatação da história “O casamento da Dona Baratinha”.

Interpretação do texto:

Qual o título do texto?

Quem são os personagens da história?

Qual personagem queria se casar? Por quê?

Quais animais têm pelos?

Quais animais têm penas?

Quais animais gostam de nadar nos lagos?

Que tipo de animal a Dona Baratinha?

Atividade

Conversa sobre os animais (a barata e o rato) que transmitem doenças.

Conscientizar as crianças que a barata e o rato gostam de sujeira.

Divida a turma em equipes e proponha que elas façam desenhos alertando de  onde não devemos jogar lixo.

Eixos de experiências:

II - favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical;

III - possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos;

VIII - incentivem a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza;

Campos de experiências:

Eu, o outro e o nós

Traços, sons, cores e formas

Escuta, fala, pensamento e imaginação;

Aprendizagem:

Desenvolver o gosto pela leitura;

Reconhecer à barata e o rato como animais que transmitem doenças;

Conscientizar da importância de jogar o lixo no lugar certo;

Estimular a coordenação motora:

Recursos didáticos:

Cartolina ou papel madeira;

Canetinhas, lápis, lápis de cor, etc.;

Aula 3

Metodologia

Espalhe mais uma vez as tarjetas da história e convide a turma arrumar em um varal a sequência da história.

Apresente à primeira página da história a criança e pergunte o que a Dona Baratinha está segurando. Depois exponha as moedas e cédulas existentes no nosso real.

Observação: apesar de eles não ter noção do valor de quantidade de cada um, mas é de grande importância eles terem uma noção de diferenciar mais ou menos uma da outra.

 

Atividade

Textura: desenho sobre a superfície de uma moeda, coloque o papel e pressione sobre a moeda levemente, o giz de cera, para obter o efeito de textura.

Apresente

Eixos de experiências:

II - favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical;

III - possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos;

 IV - recriem, em contextos significativos para as crianças, relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaço temporais;

Campos de experiências:

Eu, o outro e o nós

Traços, sons, cores e formas

Escuta, fala, pensamento e imaginação;

Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.

Aprendizagem:

Reconhecer a sequências dos fatos de uma história;

Conhecer as cédulas e moedas do real;

Estimular a coordenação motora;

Recursos didáticos:

Moedas: de um real, cinquenta, dez e cinco centavos;

Cédulas: de um, cinco, dez, vinte, cinquenta e cem reais;

Giz de cera e papel ofício;

Observação: As cédulas, você pode usar replicas de brincadeira.

 

Aula 4

Metodologia

Reconto da história “O casamento da Dona Baratinha”.

Revise quais são os personagens da história.

Atividade

Apresente fixas com os nomes de cada animal;

Com uma tesoura decomponha em sílabas e espalhe no piso da sala;

Utilizando essas sílabas trabalhe as famílias silábicas e forme palavras.

Eixos de experiências:

III - possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos;

V - ampliem a confiança e a participação das crianças nas atividades individuais e coletivas;

Campos de experiências:

Eu, o outro e o nós

Corpo, gestos e movimentos

Escuta, fala, pensamento e imaginação;

Aprendizagem:

Apreciar o reconto de histórias;

Desenvolver a oralidade;

Estimular o hábito de leitor;

Conhecer/Reconhecer as família silábicas;

Recursos didáticos:

Cartolina, canetinhas e tesoura.

 

Aula 5

Metodologia

Apresentação do vídeo da história “O casamento de Dona Baratinha”.


Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=FRvLgeUEVMc&t=328s

Atividade

Apresentação das máscaras dos personagens da história e em seguida proponha as crianças a dramatizar a história seguindo a narração do vídeo.

Eixos de experiências:

I - promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança;

II - favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical;

Campos de experiências:

Eu, o outro e o nós

Corpo, gestos e movimentos

Escuta, fala, pensamento e imaginação;

Aprendizagem:

Apreciar vídeos musicais;

Desenvolver sua expressões corporais;

Estimular o gosto de se apresentar em público;

Recursos didáticos:

Cartolina ou dupla face;

Tinta guache;

TV e pendive;

 

 

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: O SÍTIO DO SEU LOBATO

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: MORDIDA NÃO NAPOLEÃO.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: O PATINHO FEIO.