SEQUÊNCIA DIDÁTICA: O CASAMENTO DE DONA BARATINHA
Sequência
didática: O
casamento de Dona Baratinha
Tema:
Público alvo: Educação Infantil
Aula 1
Metodologia
Faça uma predição da
história “O casamento da Dona Baratinha”utilizando as tarjetas das senas
sequencial da história, espalhe no piso da sala e estimule as crianças a fazer
contação da história livremente.
Atividade
Atividade do sete erros.
Disponóvel em:https://br.pinterest.com/pin/496521927670820448/
Eixos de experiências:
III - possibilitem às crianças experiências de narrativas, de
apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes
suportes e gêneros textuais orais e escritos;
VIII - incentivem a curiosidade, a exploração, o encantamento, o
questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo
físico e social, ao tempo e à natureza;
Campos de experiências:
Eu, o outro e o nós;
Traços, sons, cores e formas;
Espaço, tempo, quantidades, relações e
transformações.
Aprendizagem:
Estimular a contação de história;
Incentivar a curiosidade e o questionamento sobre o mundo físico e
social;
Recursos didáticos:
Papel ofício, lápis de cor ou giz de cera;
Disponível
em: https://www.espacoeducar-colorir.com.br/2016/08/a-historia-da-dona-baratinha-para.html
Aula 2
Metodologia
Conatação da história “O casamento da Dona Baratinha”.
Interpretação do texto:
Qual o título do texto?
Quem são os personagens da história?
Qual personagem queria se casar? Por quê?
Quais animais têm pelos?
Quais animais têm penas?
Quais animais gostam de nadar nos lagos?
Que tipo de animal a Dona Baratinha?
Atividade
Conversa sobre os animais (a barata e o rato) que transmitem
doenças.
Conscientizar as crianças que a barata e o rato gostam de sujeira.
Divida a turma em equipes e proponha que elas façam desenhos
alertando de onde não devemos jogar
lixo.
Eixos de experiências:
II - favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o
progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual,
verbal, plástica, dramática e musical;
III - possibilitem às crianças experiências de narrativas, de
apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com
diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos;
VIII - incentivem a curiosidade, a exploração, o encantamento, o
questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo
físico e social, ao tempo e à natureza;
Campos de experiências:
Eu, o outro e o nós;
Traços, sons, cores e formas;
Escuta, fala, pensamento e imaginação;
Aprendizagem:
Desenvolver o gosto pela leitura;
Reconhecer à barata e o rato como animais que transmitem doenças;
Conscientizar da importância de jogar o lixo no lugar certo;
Estimular a coordenação motora:
Recursos didáticos:
Cartolina ou papel madeira;
Canetinhas, lápis, lápis de cor, etc.;
Aula 3
Metodologia
Espalhe mais uma vez as tarjetas da história e convide a turma
arrumar em um varal a sequência da história.
Apresente à primeira página da história a criança e pergunte o que a
Dona Baratinha está segurando. Depois exponha as moedas e cédulas existentes no
nosso real.
Observação: apesar de eles não ter noção do
valor de quantidade de cada um, mas é de grande importância eles terem uma
noção de diferenciar mais ou menos uma da outra.
Atividade
Textura: desenho sobre a superfície de uma moeda, coloque o papel e
pressione sobre a moeda levemente, o giz de cera, para obter o efeito de
textura.
Apresente
Eixos de experiências:
II - favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o
progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual,
verbal, plástica, dramática e musical;
III - possibilitem às crianças experiências de narrativas, de
apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com
diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos;
IV - recriem, em contextos
significativos para as crianças, relações quantitativas, medidas, formas e
orientações espaço temporais;
Campos de experiências:
Eu, o outro e o nós;
Traços, sons, cores e formas;
Escuta, fala, pensamento e imaginação;
Espaço, tempo, quantidades, relações e
transformações.
Aprendizagem:
Reconhecer a sequências dos fatos de uma história;
Conhecer as cédulas e moedas do real;
Estimular a coordenação motora;
Recursos didáticos:
Moedas: de um real, cinquenta, dez e cinco centavos;
Cédulas: de um, cinco, dez, vinte, cinquenta e cem reais;
Giz de cera e papel ofício;
Observação: As cédulas, você pode usar replicas
de brincadeira.
Aula 4
Metodologia
Reconto da história “O casamento da Dona Baratinha”.
Revise quais são os personagens da história.
Atividade
Apresente fixas com os nomes de cada animal;
Com uma tesoura decomponha em sílabas e espalhe no piso da sala;
Utilizando essas sílabas trabalhe as famílias silábicas e forme
palavras.
Eixos de experiências:
III - possibilitem às crianças experiências de narrativas, de
apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com
diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos;
V - ampliem a confiança e a participação das crianças nas atividades
individuais e coletivas;
Campos de experiências:
Eu, o outro e o nós;
Corpo, gestos e movimentos;
Escuta, fala, pensamento e imaginação;
Aprendizagem:
Apreciar o reconto de histórias;
Desenvolver a oralidade;
Estimular o hábito de leitor;
Conhecer/Reconhecer as família silábicas;
Recursos didáticos:
Cartolina, canetinhas e tesoura.
Aula 5
Metodologia
Apresentação do vídeo da história “O casamento de Dona Baratinha”.
Disponível
em: https://www.youtube.com/watch?v=FRvLgeUEVMc&t=328s
Atividade
Apresentação das máscaras dos personagens da história e em seguida
proponha as crianças a dramatizar a história seguindo a narração do vídeo.
Eixos de experiências:
I - promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação
de experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem
movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e
desejos da criança;
II - favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o
progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual,
verbal, plástica, dramática e musical;
Campos de experiências:
Eu, o outro e o nós;
Corpo, gestos e movimentos;
Escuta, fala, pensamento e imaginação;
Aprendizagem:
Apreciar vídeos musicais;
Desenvolver sua expressões corporais;
Estimular o gosto de se apresentar em público;
Recursos didáticos:
Cartolina ou dupla face;
Tinta guache;
TV e pendive;
Comentários
Postar um comentário