SEQUÊNCIA DIDÁTICA: MORDIDA NÃO NAPOLEÃO.


Sequência de didática: Mordida não Napoleão

Tema: Mordida na escola

Público alvo: Educação infantil

Aula 1

 Metodologia

Apresentar a capa do livro e fazer com a turma uma predição do que vai acontecer na história.

·       Qual animal aparece nessa capa do livro?

·       O que ele esta fazendo?

·       Será que ele é um animal de estimação de alguém? Por quê?

·       O que é um animal de estimação?

·       Pergunte a cada um, qual é o seu animal de estimação?

·       Deixe que cada um fale um pouquinho do seu animal de estimação.

·       Como devemos tratar os nossos animais de estimação?

 Sugestões de atividades:

·       Desenhar e escrever o nome do seu animal de estimação;

·       Fazer um mural sobre os tipos de animais de estimação;

·       Fazer cartazes com mensagem que não maltratem e nem abandonem os animais;

Eixos de experiências:

·       I - promovam o conhecimento de si e do mundo;

·       III- possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita;

·       VIII - incentivem o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social;

 

Campos de experiências:

·       Eu, o outro e o nós

·       Traços, sons, cores e formas

·       Escuta, fala, pensamento e imaginação;

Aprendizagem:

·       Trabalhar o relacionamento e o cuidado com os animais;

·       Estimular o gosto por narrativas;

·       Desenvolver a criatividade e a coordenação motora;

 

Recursos didáticos:

·       Papel ofício, lápis e lápis de cor;

·       Papel madeira ou cartolina;

·       Cola e tesoura;

·       Revistas ou livros para recortes;

 

Aula 2

Metodologia

Contação da história: Mordida não, Napoleão.

Disponível em: https//tempodecreche.com.br/wp-content/uploads/2016/04/capa-1-livro-Mordida-n%C3%A3o-Naole%C3%A3o.jpg

 Convidar as crianças para a contação da história, Interpretação oral e em seguida estimular uma conversa sobre mordida na escola.

·       Qual é o nome do menino?

·       Qual é o nome do cachorro?

·       O que o cachorro fez que o menino não gostou?

·       Você já levou mordida de cachorro ou de outro animal? Conte como foi.

·       Na escola, você já foi mordido por algum coleguinha? Como foi?

·       Você acha certo morder o coleguinha? Por quê?

 

 Sugestão de atividade:

Dinâmica do amigo secreto.

Brinque de amigo secreto com as crianças, ao invés de trocar presente você vai pedir a eles que desenhe o coleguinha sorteado. Depois cada um vai apresentar o seu desenho em uma roda de conversa.

Eixos de experiências:

·       I - promovam o conhecimento de si e do mundo;

·       III- possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita;

·       VIII - incentivem o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social;

Campos de experiências:

·       Eu, o outro e o nós

·       Traços, sons, cores e formas

·       Escuta, fala, pensamento e imaginação;

Aprendizagem:

·       Trabalhar o relacionamento e a convivência em harmonia com outras crianças;

·       Estimular o gosto por narrativas;

·       Desenvolver a criatividade e a coordenação motora;

Recursos didáticos:

·       Papel ofício, lápis e lápis de cor;

Aula 3

Metodologia

Reconto da história: Mordida não Napoleão.

·       Conversa informal sobre o que o Beto gosta fazer na historia.

·       O que Beto gosta de fazer quando está com espelho?

·       Quais são as partes do rosto que ele cita?

Em seguida convidar as crianças a participar da dinâmica do espelho na caixa.

·     Apresente uma caixa com tampa decorada e atraente, e diga que ela guarda um tesouro precioso e verdadeiro. Em seguida, proponha uma brincadeira em que cada um olha para dentro da caixa, admira o tesouro e mantém-o em segredo. A caixa contém um espelho, ou seja, cada criança verá o tesouro que existe em si mesma.

  Atividade

Eixos de experiências:

·       I Conhecimento de si e do mundo;

·       VIII - incentivem o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social;

 

Campos de experiências:

·       Eu, o outro e o nós

·       Traços, sons, cores e formas

·       Escuta, fala, pensamento e imaginação;

Aprendizagem:

·       Estimular o gosto pela leitura;

·       Valorizar  sua autoestima;

·       Conhecer os elementos que compõem um rosto;

·       Desenvolver a concentração e a coordenação motora;

Recursos didáticos:

·       Caixa decorada;

·       Espelho para colocar dentro da caixa;

·       Ofício, tesoura, cola e lápis de cor;

Aula 4

Metodologia

Reconto da história: Mordida não Napoleão.

·       Pedir às crianças que reconte a história: Mordida não Napoleão;

·       Perguntar as crianças qual parte do rosto é o mais comentado;

·       Perguntar o que tem dentro da boca;

·       Falar da importância da higiene bucal;

·       Apresentar e especificar objetos utilizados na higiene bucal;

·       Demonstrar como são usados os objetos de higiene bucal;

  Atividade

Convidar as crianças a escovar os dentes.

Eixos de experiências:

·       I Conhecimento de si e do mundo;

·       VI - possibilitem situações de aprendizagem mediadas para a elaboração da autonomia das crianças nas ações de cuidado pessoal, auto-organização, saúde e bem-estar;

·       VIII - incentivem o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social;

 

Campos de experiências:

·       Eu, o outro e o nós

·       Corpo, gestos e movimentos

·       Traços, sons, cores e formas

·       Escuta, fala, pensamento e imaginação;

Aprendizagem:

·       Estimular o gosto pela leitura;

·       Conhecer mais sobre nossa boca, nossos dentes, suas funções e etc.;

·       Desenvolver hábitos de higiene bucal e conscientizar de sua importância;

Recursos didáticos:

·       Creme dental, enxaguante bucal, fio dental e escova para dentes;

Aula 5

Metodologia

·       Conversa informal sobre o título da história (Mordida não Napoleão);

·       Revisar a conversa sobre a mordida na escola;

·       Convidara as crianças a recontar a história nas outras salas e também transmitir um recado falado nas turmas sobre mordida na escola;

  Atividade

·       Ensaio para a contação da história nas outras salas;

Eixos de experiências:

·       I - promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas e corporais;

 

·       III - possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral;

·       V - ampliem a confiança e a participação das crianças nas atividades individuais e coletivas;

Campos de experiências:

·       Eu, o outro e o nós

·       Corpo, gestos e movimentos

·       Traços, sons, cores e formas

·       Escuta, fala, pensamento e imaginação;

Aprendizagem:

·       Estimular o trabalho em grupo;

·       Desenvolver a oralidade;

·       Incentivar o gosto pelo reconto de histórias;

Recursos didáticos:

·       Recursos humanos;


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: O SÍTIO DO SEU LOBATO

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: O PATINHO FEIO.