SEQUÊNCIA DIDÁTICA: MORDIDA NÃO NAPOLEÃO.
Sequência de didática: Mordida não Napoleão
Tema: Mordida na escola
Público alvo: Educação infantil
Aula 1
Metodologia
Apresentar a capa do
livro e fazer com a turma uma predição do que vai acontecer na história.
· Qual animal aparece nessa capa
do livro?
· O que ele esta fazendo?
· Será que ele é um animal de
estimação de alguém? Por quê?
· O que é um animal de estimação?
· Pergunte a cada um, qual é o seu
animal de estimação?
· Deixe que cada um fale um
pouquinho do seu animal de estimação.
· Como devemos tratar os nossos
animais de estimação?
Sugestões de atividades:
· Desenhar e escrever o nome do seu
animal de estimação;
· Fazer um mural sobre os tipos de
animais de estimação;
· Fazer cartazes com mensagem que
não maltratem e nem abandonem os animais;
Eixos de experiências:
· I - promovam o conhecimento de si e do
mundo;
· III- possibilitem às
crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem
oral e escrita;
· VIII - incentivem o questionamento, a
indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social;
Campos de experiências:
·
Eu, o outro e
o nós;
·
Traços, sons,
cores e formas;
·
Escuta, fala,
pensamento e imaginação;
Aprendizagem:
· Trabalhar o relacionamento e o
cuidado com os animais;
· Estimular o gosto por
narrativas;
· Desenvolver a criatividade e a
coordenação motora;
Recursos didáticos:
· Papel ofício, lápis e lápis de
cor;
· Papel madeira ou cartolina;
· Cola e tesoura;
· Revistas ou livros para
recortes;
Aula 2
Metodologia
Contação da história: Mordida não, Napoleão.
Disponível em: https//tempodecreche.com.br/wp-content/uploads/2016/04/capa-1-livro-Mordida-n%C3%A3o-Naole%C3%A3o.jpg
Convidar as crianças para a contação da história, Interpretação
oral e em seguida estimular uma conversa sobre mordida na escola.
· Qual é o nome do menino?
· Qual é o nome do cachorro?
· O que o cachorro fez que o
menino não gostou?
· Você já levou mordida de
cachorro ou de outro animal? Conte como foi.
· Na escola, você já foi mordido
por algum coleguinha? Como foi?
· Você acha certo morder o
coleguinha? Por quê?
Sugestão de atividade:
Dinâmica do amigo
secreto.
Brinque de amigo secreto
com as crianças, ao invés de trocar presente você vai pedir a eles que desenhe
o coleguinha sorteado. Depois cada um vai apresentar o seu desenho em uma roda
de conversa.
Eixos de experiências:
· I - promovam o conhecimento de si e do
mundo;
· III- possibilitem às
crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem
oral e escrita;
· VIII - incentivem o questionamento, a
indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social;
Campos de experiências:
·
Eu, o outro e
o nós;
·
Traços, sons,
cores e formas;
·
Escuta, fala,
pensamento e imaginação;
Aprendizagem:
· Trabalhar o relacionamento e a
convivência em harmonia com outras crianças;
· Estimular o gosto por
narrativas;
· Desenvolver a criatividade e a
coordenação motora;
Recursos didáticos:
· Papel ofício, lápis e lápis de
cor;
Aula 3
Metodologia
Reconto da história: Mordida não Napoleão.
· Conversa informal sobre
o que o Beto gosta fazer na historia.
· O que Beto gosta de
fazer quando está com espelho?
· Quais são as partes do
rosto que ele cita?
Em
seguida convidar as crianças a participar da dinâmica do espelho na caixa.
· Apresente uma caixa com tampa decorada e atraente, e diga que ela guarda um tesouro precioso e verdadeiro. Em seguida, proponha uma brincadeira em que cada um olha para dentro da caixa, admira o tesouro e mantém-o em segredo. A caixa contém um espelho, ou seja, cada criança verá o tesouro que existe em si mesma.
Atividade
Eixos de experiências:
· I Conhecimento de si e do mundo;
· VIII - incentivem o questionamento, a
indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social;
Campos de experiências:
·
Eu, o outro e
o nós;
·
Traços, sons,
cores e formas;
·
Escuta, fala,
pensamento e imaginação;
Aprendizagem:
· Estimular o gosto pela leitura;
· Valorizar sua autoestima;
· Conhecer os elementos que
compõem um rosto;
· Desenvolver a concentração e a
coordenação motora;
Recursos didáticos:
· Caixa decorada;
· Espelho para colocar dentro da
caixa;
· Ofício, tesoura, cola e lápis de
cor;
Aula 4
Metodologia
Reconto da história: Mordida não Napoleão.
· Pedir às crianças que
reconte a história: Mordida não Napoleão;
· Perguntar as crianças
qual parte do rosto é o mais comentado;
· Perguntar o que tem
dentro da boca;
· Falar da importância da
higiene bucal;
· Apresentar e
especificar objetos utilizados na higiene bucal;
· Demonstrar como são
usados os objetos de higiene bucal;
Atividade
Convidar
as crianças a escovar os dentes.
Eixos de experiências:
· I Conhecimento de si e do mundo;
· VI - possibilitem situações de
aprendizagem mediadas para a elaboração da autonomia das crianças nas ações de
cuidado pessoal, auto-organização, saúde e bem-estar;
· VIII - incentivem o questionamento, a
indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social;
Campos de experiências:
·
Eu, o outro e
o nós;
·
Corpo, gestos
e movimentos;
·
Traços, sons,
cores e formas;
·
Escuta, fala,
pensamento e imaginação;
Aprendizagem:
· Estimular o gosto pela leitura;
· Conhecer mais sobre nossa boca, nossos dentes, suas funções e etc.;
· Desenvolver hábitos de higiene bucal e conscientizar de sua importância;
Recursos didáticos:
· Creme dental, enxaguante bucal,
fio dental e escova para dentes;
Aula 5
Metodologia
· Conversa informal sobre o título
da história (Mordida não Napoleão);
· Revisar a conversa sobre a
mordida na escola;
· Convidara as crianças a recontar
a história nas outras salas e também transmitir um recado falado nas turmas
sobre mordida na escola;
Atividade
· Ensaio para a contação
da história nas outras salas;
Eixos de experiências:
· I - promovam o conhecimento de si e do
mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas e
corporais;
· III - possibilitem às crianças
experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral;
· V - ampliem a confiança e a participação
das crianças nas atividades individuais e coletivas;
Campos de experiências:
·
Eu, o outro e
o nós;
·
Corpo, gestos
e movimentos;
·
Traços, sons,
cores e formas;
·
Escuta, fala,
pensamento e imaginação;
Aprendizagem:
· Estimular o trabalho em grupo;
· Desenvolver a oralidade;
· Incentivar o gosto pelo reconto
de histórias;
Recursos didáticos:
· Recursos humanos;
Comentários
Postar um comentário