SEQUÊNCIA DIDÁTICA: OS TRÊS URSOS E CACHINHOS DOURADOS.


Sequência didática: Os três ursos e Cachinhos Dourados

Tema: Não mexa no que não é seu.

Público alvo: Educação Infantil

Aula 1

Metodologia

Em uma roda de conversa apresente a capa do livro e faça uma predição do que vai ser a história.

Leia o título da historia e o nome da autora.

Atividade

Em uma faixa de cartolina escreva o título da história, depois trabalhe as seguintes questões:

  • Quantas letras tem o título?
  • Quantas letras tem a palavra urso?
  • Quantas letras tem a palavra cachinhos?
  • Quantas letras tem a palavra dourados?
  • Qual palavra começa com uma vogal?
  • Qual palavra começa com a letra D?
  • Qual palavra começa com a letra C?
  • Encontre a primeira letra do seu nome no título.

Observação: Você pode pedir a criança para responder individualmente apontando.

Eixos de experiências:

  • III - possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos;
  • IV - recriem, em contextos significativos para as crianças, relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaço temporais;
  • V - ampliem a confiança e a participação das crianças nas atividades individuais e coletivas;

Campos de experiências:

  • Eu, o outro e o nós
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação;
  • Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.

Aprendizagem:

  • Estimular a participação em atividades oral;
  • Reconhecer as letras do alfabeto;
  • Desenvolver oralidade;

Recursos didáticos:

  • O livro da história “Os três ursos e Cachinhos dourados”;
  • Cartolina e canetinhas;

Aula 2

Metodologia

Em uma roda de conversa conte a historia utilizando o livro ou as tarjetas sequenciais da história.












Disponível em: https://www.espacoeducar-colorir.com.br/2016/08/a-historia-de-cachinhos-dourados-para.html

Observação: Pinte bem caprichado as tarjetas da história;

Atividade

Espalhar no piso da sala ou do pátio da escola as tarjetas da história e em seguida convidar cada criança a organizar a sequência correta da história.

Eixos de experiências:

  • III - possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos;
  • IV - recriem, em contextos significativos para as crianças, relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaço temporais;
  • V - ampliem a confiança e a participação das crianças nas atividades individuais e coletivas;

Campos de experiências:

  • Eu, o outro e o nós
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação;
  • Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.

Aprendizagem:

  • Aprender a reconhecer a sequência de capítulo de uma história;
  • Estimular o gosto pela leitura;
  • Apreciar as atividades lúdicas;

Recursos didáticos:

  • O livro da história “Os três ursos e Cachinhos dourados”;
  • Cartolina, papel ofício, lápis de cor, canetinhas, etc.;

Aula 3

Metodologia

Confeccione:

  • Os dedoche dos personagens;
  • As camas e cadeiras;
  • Procure tampinhas que possam representar as tigelas de mingau;

Observação: reproduza os moldes, uma vez menor e outro maior, para que possa ter os três tamanhos pequeno, médio e grande.

Faça o reconto da história utilizando o material confeccionado e em seguida explique os tamanhos pequeno, médio e grande.

Atividade











disponível em: https://www.soescola.com/2017/02/sequencia-didatica-cachinhos-dourados.html

Eixos de experiências:

  • III - possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos;
  • IV - recriem, em contextos significativos para as crianças, relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaço temporais;
  • V - ampliem a confiança e a participação das crianças nas atividades individuais e coletivas;

Campos de experiências:

  • Eu, o outro e o nós
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação;
  • Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.

Aprendizagem:

  • Estimular o gosto pelo reconto de histórias;
  • Reconhecer os tamanhos pequeno, médio e grande;
  • Desenvolver a atenção e a concentração;

Recursos didáticos:

  • Caixa de papelão, papel ofício e cartolina;
  • Tesoura, cola e pincel;
  • Lápis de cor, canetinhas e tinta guache;

Aula 4

Metodologia

  • Copie em uma cartolina a música “Cachinhos Dourados”;
  • Apresente e ensine à música as crianças;
  • Convide as crianças a circular a primeira letra do seu nome no cartaz;
  • Conversa informal sobre os tipos e cores de cabelos;

Atividade

Fazer um desenho do “Cachinhos Dourados” pedindo para elas pintarem o cabelo do Cachinhos dourado de outra cor.

Eixos de experiências:

  • II - favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical;
  • III - possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos;

Campos de experiências:

  • Eu, o outro e o nós
  • Corpo, gestos e movimentos
  • Traços, sons, cores e formas
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação;

Aprendizagem:

  • Estimular o gosto pela música;
  • Reconhecer os tipos e cores dos cabelos;
  • Desenvolver a coordenação motora e a criatividade;
  • Recursos didáticos:
  • Papel ofício, lápis, lápis de cor, giz de cera e canetinhas;

Aula 5

Metodologia

  • Reconto da história “Os três ursos e Cachinhos Dourados”.
  • Cantar a música “Cachinhos Dourados”.
  • Conversa informal sobre o comportamento da Cachinhos dourado, fazendo os seguintes questionamentos:
  • É correto entra na casa a leia? Por quê?
  • Podemos comer os alimentos dos outros sem a sua permissão? Por quê?
  • O que devemos fazer quando quebramos os objetos dos outros?

Atividade

Convidar as crianças a brincar de teatro, dividir a turma para apresentar a história e a outra turma para apresentar a música.

Eixos de experiências:

  • II - favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical;
  • V - ampliem a confiança e a participação das crianças nas atividades individuais e coletivas;
  • VIII - incentivem a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza;

 Campos de experiências:

  • Eu, o outro e o nós
  • Corpo, gestos e movimentos
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação;

Aprendizagem:

  • Aprender que não deve mexer nos pertence de outras pessoas;
  • Estimular o gosto pela dramatização;
  • Desenvolver a oralidade;

Recursos didáticos:

Materiais improvisados para as apresentações;


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: O SÍTIO DO SEU LOBATO

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: MORDIDA NÃO NAPOLEÃO.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: O PATINHO FEIO.