SEQUÊNCIA DIDÁTICA: OS TRÊS URSOS E CACHINHOS DOURADOS.
Sequência didática: Os três ursos e Cachinhos Dourados
Tema: Não mexa no que não é seu.
Público alvo: Educação Infantil
Aula 1
Metodologia
Em uma roda de
conversa apresente a capa do livro e faça uma predição do que vai ser a
história.
Leia o título da historia
e o nome da autora.
Atividade
Em uma faixa de
cartolina escreva o título da história, depois trabalhe as seguintes questões:
- Quantas letras tem o título?
- Quantas letras tem a palavra urso?
- Quantas letras tem a palavra cachinhos?
- Quantas letras tem a palavra dourados?
- Qual palavra começa com uma vogal?
- Qual palavra começa com a letra D?
- Qual palavra começa com a letra C?
- Encontre a primeira letra do seu nome no título.
Observação: Você pode pedir a criança para
responder individualmente apontando.
Eixos de experiências:
- III - possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos;
- IV - recriem, em contextos significativos para as crianças, relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaço temporais;
- V - ampliem a confiança e a participação das crianças nas atividades individuais e coletivas;
Campos de experiências:
- Eu, o outro e
o nós;
- Escuta, fala,
pensamento e imaginação;
- Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.
Aprendizagem:
- Estimular a participação em atividades oral;
- Reconhecer as letras do alfabeto;
- Desenvolver oralidade;
Recursos didáticos:
- O livro da história “Os três ursos e Cachinhos dourados”;
- Cartolina e canetinhas;
Aula 2
Metodologia
Em uma roda de
conversa conte a historia utilizando o livro ou as tarjetas sequenciais da
história.
Disponível em: https://www.espacoeducar-colorir.com.br/2016/08/a-historia-de-cachinhos-dourados-para.html
Observação: Pinte bem caprichado as tarjetas da
história;
Atividade
Espalhar no piso da
sala ou do pátio da escola as tarjetas da história e em seguida convidar cada
criança a organizar a sequência correta da história.
Eixos de experiências:
- III - possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos;
- IV - recriem, em contextos significativos para as crianças, relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaço temporais;
- V - ampliem a confiança e a participação das crianças nas atividades individuais e coletivas;
Campos de experiências:
- Eu, o outro e
o nós;
- Escuta, fala,
pensamento e imaginação;
- Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.
Aprendizagem:
- Aprender a reconhecer a sequência de capítulo de uma história;
- Estimular o gosto pela leitura;
- Apreciar as atividades lúdicas;
Recursos didáticos:
- O livro da história “Os três ursos e Cachinhos dourados”;
- Cartolina, papel ofício, lápis de cor, canetinhas, etc.;
Aula 3
Metodologia
Confeccione:
- Os dedoche dos personagens;
- As camas e cadeiras;
- Procure tampinhas que possam representar as tigelas de mingau;
Observação: reproduza os moldes, uma vez menor
e outro maior, para que possa ter os três tamanhos pequeno, médio e grande.
Faça o reconto da
história utilizando o material confeccionado e em seguida explique os tamanhos
pequeno, médio e grande.
Atividade
disponível em: https://www.soescola.com/2017/02/sequencia-didatica-cachinhos-dourados.html
Eixos de experiências:
- III - possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos;
- IV - recriem, em contextos significativos para as crianças, relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaço temporais;
- V - ampliem a confiança e a participação das crianças nas atividades individuais e coletivas;
Campos de experiências:
- Eu, o outro e
o nós;
- Escuta, fala,
pensamento e imaginação;
- Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.
Aprendizagem:
- Estimular o gosto pelo reconto de histórias;
- Reconhecer os tamanhos pequeno, médio e grande;
- Desenvolver a atenção e a concentração;
Recursos didáticos:
- Caixa de papelão, papel ofício e cartolina;
- Tesoura, cola e pincel;
- Lápis de cor, canetinhas e tinta guache;
Aula 4
Metodologia
- Copie em uma cartolina a música “Cachinhos Dourados”;
- Apresente e ensine à música as crianças;
- Convide as crianças a circular a primeira letra do seu nome no cartaz;
- Conversa informal sobre os tipos e cores de cabelos;
Atividade
Fazer um desenho do
“Cachinhos Dourados” pedindo para elas pintarem o cabelo do Cachinhos dourado
de outra cor.
Eixos de experiências:
- II - favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical;
- III - possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos;
Campos de experiências:
- Eu, o outro e
o nós;
- Corpo, gestos
e movimentos;
- Traços, sons,
cores e formas;
- Escuta, fala,
pensamento e imaginação;
Aprendizagem:
- Estimular o gosto pela música;
- Reconhecer os tipos e cores dos cabelos;
- Desenvolver a coordenação motora e a criatividade;
- Recursos didáticos:
- Papel ofício, lápis, lápis de cor, giz de cera e canetinhas;
Aula 5
Metodologia
- Reconto da história “Os três ursos e Cachinhos Dourados”.
- Cantar a música “Cachinhos Dourados”.
- Conversa informal sobre o comportamento da Cachinhos dourado, fazendo os seguintes questionamentos:
- É correto entra na casa a leia? Por quê?
- Podemos comer os alimentos dos outros sem a sua permissão? Por quê?
- O que devemos fazer quando quebramos os objetos dos outros?
Atividade
Convidar as crianças a
brincar de teatro, dividir a turma para apresentar a história e a outra turma
para apresentar a música.
Eixos de experiências:
- II - favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical;
- V - ampliem a confiança e a participação das crianças nas atividades individuais e coletivas;
- VIII - incentivem a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza;
- Eu, o outro e
o nós;
- Corpo, gestos
e movimentos;
- Escuta, fala, pensamento e imaginação;
Aprendizagem:
- Aprender que não deve mexer nos pertence de outras pessoas;
- Estimular o gosto pela dramatização;
- Desenvolver a oralidade;
Recursos didáticos:
Materiais improvisados
para as apresentações;
Comentários
Postar um comentário