SEQUÊNCIA DIDÁTICA: A GOTINHA PLIMPLIM
Sequência
didática: A gotinha Plimplim
Tema:
Água
Público
alvo: Educação
infantil
Aula 1
Metodologia
Convidar as crianças a assistirem o vídeo da “Gotinha Plimplim”.
Conversa informal explicando o ciclo da água.
Disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=hLFAbbcYePw
Atividade
Desenhar o personagem principal da história.
Eixos de experiências:
- I - promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança;
- II - favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical;
- X - promovam a interação, o cuidado, a preservação e o conhecimento da biodiversidade e da sustentabilidade da vida na Terra, assim como o não desperdício dos recursos naturais;
Campos de experiências:
- Eu, o outro e o nós;
- Corpo, gestos e movimentos;
- Traços, sons, cores e formas;
- Escuta, fala, pensamento e imaginação;
Aprendizagem:
- Apreciar vídeos musicais;
- Conhecer e compreender o ciclo da água;
- Desenvolver a criatividade e a coordenação motora;
- Recursos didáticos:
TV
e pendrive;
Papel ofício e lápis de cor;
Aula 2
Metodologia
Reconto da história com o livro.
Observação: se não tiver você pode fazer
slides com as páginas digitalizadas.
- Você gostou da história?
- Qual é o título da história?
- Qual é o nome da gotinha?
- Por que Plimplim não queria ir embora para a Terra?
- Quem estava rindo com a chegada da Plimplim? E por que ela estava rindo?
- A água é importante para as plantas?Por quê?
- Explique a importância da água para as plantinhas.
Atividade
Produção de um mural das partes de uma planta utilizando
materiais colhidos com os alunos da natureza.
Eixos de experiências:
- I - promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança;
- II - favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical;
- X - promovam a interação, o cuidado, a preservação e o conhecimento da biodiversidade e da sustentabilidade da vida na Terra, assim como o não desperdício dos recursos naturas;
Campos de experiências:
- Eu, o outro e o nós;
- Corpo, gestos e movimentos;
- Traços, sons, cores e formas;
- Escuta, fala, pensamento e imaginação;
Aprendizagem:
- Conhecer as partes que compõem uma planta;
- Estimular o trabalho em equipe;
- Desenvolver a criatividade e a coordenação motora;
Recursos didáticos:
- Papel madeira, cola, tesoura e canetinhas;
- Recursos recolhido da natureza: folhas, flores, galhos, etc.;
Aula 3
Metodologia
- Pedir às crianças que recontem a história da “Gotinha Plimplim”.
- Apresentar o vídeo sobre o desperdício da água.
- Conversa sobre o vídeo e a importância de não desperdiçar água.
Disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=hLFAbbcYePw&t=18s
Atividade
Convidar as crianças a passar nas salas falando da importância de
não desperdiçar águas.
Eixos de experiências:
- I - promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança;
- VIII - incentivem a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza;
- X - promovam a interação, o cuidado, a preservação e o conhecimento da biodiversidade e da sustentabilidade da vida na Terra, assim como o não desperdício dos recursos naturas;
Campos de experiências:
- Eu, o outro e o nós;
- Corpo, gestos e movimentos;
- Traços, sons, cores e formas;
- Escuta, fala, pensamento e imaginação;
Aprendizagem:
- Estimular a falar em público;
- Desenvolver o pensamento crítico;
- Reconhecer que o desperdício de água afeta não somente as pessoas como também as plantas e os animais.
Recursos didáticos:
TV
e o pendrive;
Aula 4
- Relembrando a música da história “Gotinha Plimplim”. Em seguida conversa sobre a poluição nos rios, lagos e mares;
- Explicar para elas sobre a importância de reciclar os objetos ao invés de jogar no rios, lagos e mares.
Atividade
Convidar as crianças a
produzir um biboquê.
MATERIAL NECESSÁRIO:
– 1 Garrafa pet
– 2 Tampas de uma garrafa de suco
– 1 Barbante de lã
– Cola quente
– Material para enfeitar o brinquedo (papéis
picados, fitas adesivas coloridas e etc)
COMO FAZER
1. Corte a parte de cima da garrafa pet.
2. Coloque o barbante no meio das duas tampinhas de embalagem de suco e
cole-as com cola quente.
3. Amarre o barbante no bico da garrafa pet, aquela onde se coloca a tampa
para fechar a garrafa.
Se as crianças forem muito pequenas, podem-se
deixar os bilboquês prontos e deixar que cada criança enfeite o seu brinquedo
da forma como desejar, usando fitas adesivas, pedaços de papéis coloridos e até
lantejoulas. Depois, é hora da diversão.
Disponível em:https://www.nossoclubinho.com.br/aprenda-a-criar-um-bilboque/
Eixos de experiências:
- II - favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical;
- VIII - incentivem a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza;
- X - promovam a interação, o cuidado, a preservação e o conhecimento da biodiversidade e da sustentabilidade da vida na Terra, assim como o não desperdício dos recursos naturas;
Campos de experiências:
- Eu, o outro e o nós;
- Corpo, gestos e movimentos;
- Traços, sons, cores e formas;
- Escuta, fala, pensamento e imaginação;
Aprendizagem:
- Compreender a importância de preservar os rios, lagos e mares limpos;
- Aprender a importância de reciclar os objetos ao invés de jogar em qualquer lugar;
- Estimular a criatividade, concentração e a coordenação motora;
Recursos didáticos:
1 Garrafa pet, 2 Tampas de uma garrafa de suco, 1 Barbante de lã e Cola quente.
Aula 5
Metodologia
- Recapitulando a historia da “Gotinha Plimplim”, em seguida conversa sobre a importância da água na higienização pessoal.
- Encerramento da sequência com banho coletivo de chuveirão.
Eixos de experiências:
- V - ampliem a confiança e a participação das crianças nas atividades individuais e coletivas;
- VI - possibilitem situações de aprendizagem mediadas para a elaboração da autonomia das crianças nas ações de cuidado pessoal, auto-organização, saúde e bem-estar;
Campos de experiências:
- Eu, o outro e o nós;
- Corpo, gestos e movimentos;
- Traços, sons, cores e formas;
- Escuta, fala, pensamento e imaginação;
Aprendizagem:
- Compreender a importância da higienização pessoal;
- Aprender como se deve fazer a sua higienização pessoal;
- Apreciar atividades e brincadeiras coletivas;
Recursos didáticos:
Sabonete
e toalha.
Comentários
Postar um comentário