SEQUÊNCIA DIDÁTICA: A GOTINHA PLIMPLIM


Sequência didática: A gotinha Plimplim

Tema: Água

Público alvo: Educação infantil

Aula 1

Metodologia

Convidar as crianças a assistirem o vídeo da “Gotinha Plimplim”.

Conversa informal explicando o ciclo da água.


Disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=hLFAbbcYePw


Atividade

Desenhar o personagem principal da história.

Eixos de experiências:

  • I - promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança;
  • II - favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical;
  • X - promovam a interação, o cuidado, a preservação e o conhecimento da biodiversidade e da sustentabilidade da vida na Terra, assim como o não desperdício dos recursos naturais;

Campos de experiências:

  • Eu, o outro e o nós
  • Corpo, gestos e movimentos
  • Traços, sons, cores e formas
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação;

Aprendizagem:

  • Apreciar vídeos musicais;
  • Conhecer e compreender o ciclo da água;
  • Desenvolver a criatividade e a coordenação motora;
  • Recursos didáticos:

TV e pendrive;

Papel ofício e lápis de  cor;

Aula 2

 Metodologia

Reconto da história com o livro.

Observação: se não tiver você pode fazer slides com as páginas digitalizadas.

  • Você gostou da história?
  • Qual é o título da história?
  • Qual é o nome da gotinha?
  • Por que Plimplim não queria ir embora para a Terra?
  • Quem estava rindo com a chegada da Plimplim? E por que ela estava rindo?
  • A água é importante para as plantas?Por quê?
  • Explique a importância da água para as plantinhas.

 

 












Atividade

Produção de um mural das partes de uma planta utilizando materiais colhidos com os alunos da natureza.

Eixos de experiências:

  • I - promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança;
  • II - favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical;
  • X - promovam a interação, o cuidado, a preservação e o conhecimento da biodiversidade e da sustentabilidade da vida na Terra, assim como o não desperdício dos recursos naturas;

Campos de experiências:

  • Eu, o outro e o nós
  • Corpo, gestos e movimentos
  • Traços, sons, cores e formas
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação;

Aprendizagem:

  • Conhecer as partes que compõem uma planta;
  • Estimular o trabalho em equipe;
  • Desenvolver a criatividade e a coordenação motora;

Recursos didáticos:

  • Papel madeira, cola, tesoura e canetinhas;
  • Recursos recolhido da natureza: folhas, flores, galhos, etc.;

Aula 3

Metodologia

  • Pedir às crianças que recontem a história da “Gotinha Plimplim”.
  • Apresentar o vídeo sobre o desperdício da água.
  • Conversa sobre o vídeo e a importância de não desperdiçar água.

Disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=hLFAbbcYePw&t=18s

Atividade

Convidar as crianças a passar nas salas falando da importância de não desperdiçar águas.

Eixos de experiências:

  • I - promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança;
  • VIII - incentivem a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza;
  • X - promovam a interação, o cuidado, a preservação e o conhecimento da biodiversidade e da sustentabilidade da vida na Terra, assim como o não desperdício dos recursos naturas;

Campos de experiências:

  • Eu, o outro e o nós
  • Corpo, gestos e movimentos
  • Traços, sons, cores e formas
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação;

Aprendizagem:

  • Estimular a falar em público;
  • Desenvolver o pensamento crítico;
  • Reconhecer que o desperdício de água afeta não somente as pessoas como também as plantas e os animais.

Recursos didáticos:

TV e o pendrive;

Aula 4

 Metodologia

  • Relembrando a música da história “Gotinha Plimplim”. Em seguida conversa sobre a poluição nos rios, lagos e mares;
  • Explicar para elas sobre a importância de reciclar os objetos ao invés de jogar no rios, lagos e mares.

Atividade

Convidar as crianças a produzir um biboquê.


MATERIAL NECESSÁRIO:

– 1 Garrafa pet

– 2 Tampas de uma garrafa de suco

– 1 Barbante de lã

– Cola quente

– Material para enfeitar o brinquedo (papéis picados, fitas adesivas coloridas e etc)

COMO FAZER

1.    Corte a parte de cima da garrafa pet.

2.    Coloque o barbante no meio das duas tampinhas de embalagem de suco e cole-as com cola quente.

3.    Amarre o barbante no bico da garrafa pet, aquela onde se coloca a tampa para fechar a garrafa.

Se as crianças forem muito pequenas, podem-se deixar os bilboquês prontos e deixar que cada criança enfeite o seu brinquedo da forma como desejar, usando fitas adesivas, pedaços de papéis coloridos e até lantejoulas. Depois, é hora da diversão.

Disponível em:https://www.nossoclubinho.com.br/aprenda-a-criar-um-bilboque/

Eixos de experiências:

  • II - favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical;
  • VIII - incentivem a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza;
  • X - promovam a interação, o cuidado, a preservação e o conhecimento da biodiversidade e da sustentabilidade da vida na Terra, assim como o não desperdício dos recursos naturas;

Campos de experiências:

  • Eu, o outro e o nós
  • Corpo, gestos e movimentos
  • Traços, sons, cores e formas
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação; 

Aprendizagem:

  • Compreender a importância de preservar os rios, lagos e mares limpos;
  • Aprender a importância de reciclar os objetos ao invés de jogar em qualquer lugar;
  • Estimular a criatividade, concentração e a coordenação motora;

Recursos didáticos:

1 Garrafa pet, 2 Tampas de uma garrafa de suco, 1 Barbante de lã e Cola quente.

Aula 5

Metodologia

  • Recapitulando a historia da “Gotinha Plimplim”, em seguida conversa sobre a importância da água na higienização pessoal.
  • Encerramento da sequência com banho coletivo de chuveirão.

Eixos de experiências:

  • V - ampliem a confiança e a participação das crianças nas atividades individuais e coletivas;
  • VI - possibilitem situações de aprendizagem mediadas para a elaboração da autonomia das crianças nas ações de cuidado pessoal, auto-organização, saúde e bem-estar;

Campos de experiências:

  • Eu, o outro e o nós
  • Corpo, gestos e movimentos
  • Traços, sons, cores e formas
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação;

Aprendizagem:

  • Compreender a importância da higienização pessoal;
  • Aprender como se deve fazer a sua higienização pessoal;
  • Apreciar atividades e brincadeiras coletivas;

Recursos didáticos:

Sabonete e toalha.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: O SÍTIO DO SEU LOBATO

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: MORDIDA NÃO NAPOLEÃO.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: O PATINHO FEIO.