SEQUÊNCIA DIDÁTICA: O SÍTIO DO SEU LOBATO
Sequência
didática: O
Sítio do Sr. Lobato
Tema: Animais de estimação e
animais domésticos
Público
alvo: Educação
infantil
Aula 1
Metodologia
Em uma roda de conversa apresente a caixa dos palitoches do Sr. Lobato;
Conte uma história explicando que, o Sr. Lobato mora em um sítio e lá
tem vários tipos de animais;
Cante a música de acordo c animal que você for tirando de dentro da
caixa;
Atividade
Desenhar o Sítio do Sr. Lobato.
Observação: É muito importante propor para
as crianças desenhar, visto que, o desenho é um elemento de grande
contribuição para aquisição das primeiras noções de escrita.
Eixos de experiências:
- II - favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical;
- III - possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos;
Campos de experiências:
- Eu, o outro e o nós;
- Corpo, gestos e movimentos;
- Traços, sons, cores e formas;
- Escuta, fala, pensamento e imaginação;
Aprendizagem:
- Desenvolver a linguagem oral;
- Incentivar o gosto pela música;
- Estimular a criatividade e a coordenação motora;
Recursos didáticos:
- Caixa de papelão;
- Palito para churrasco;
- EVA em diversas cores;
- Cola para EVA e tesoura;
Aula 2
Metodologia
Convidar as crianças a cantar a música utilizando os palitoches,
em seguida apresente um cartaz com a música copiada e cante mais uma vez.
Atividade
Peça a cada criança para
circular a primeira letra do seu nome na música.
Sítio do Sr. Lobato
Era mu, mu, mu pra cá! era mu, mu, mu pra lá!
Era mu, mu, mu pra todo lado, ia, ia ô!
Seu lobato tinha um sítio, ia, ia ô!
E nesse sítio tinha um pato, ia, ia, ô!
Era quá, quá, quá pra cá! era quá, quá, quá pra
lá!
Era quá, quá, quá pra todo lado, ia, ia ô!
Seu lobato tinha um sítio, ia, ia ô!
E nesse sítio tinha um gato, ia, ia, ô!
Era miau miau miau pra cá, era miau miau miau
pra lá
Era miau miau pra todo lado ia ia ô
Seu
lobato tinha um sítio, ia, ia ô!
E nesse sítio tinha um cachorro ia ia ô!
Era au au au pra cá, era au au au pra lá
Era au au au pra todo lado ia ia ô!
Seu lobato tinha um sítio, ia, ia ô!
E nesse sítio tinha uma galinha ia ia ô!
Era Pópópó pra cá era Pópópó pra lá
Era Pópópó pra todo lado ia ia ô!
Era mu mu mu pra cá
Era quá quá quá pra lá
Era miau miau miau pra cá
Era Mu Quá Miau Au Pó Pó
Era Pó Pó Pó pra todo lado ia ia ô!
Disponível em: https://www.vagalume.com.br/galinha-pintadinha/sitio-do-seu-lobato.html
Eixos de experiências:
- II - favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical;
- III - possibilitem às crianças
experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e
escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e
escritos;
Campos de experiências:
- Eu, o outro e o nós;
- Corpo, gestos e movimentos;
- Traços, sons, cores e formas;
- Escuta, fala, pensamento e imaginação;
Aprendizagem:
- Desenvolver a linguagem oral;
- Incentivar o gosto pela música;
- Reconhecer a primeira letra do nome;
Recursos didáticos:
- Papel madeira;
- Pincel atômico;
Aula 3
Metodologia
Propor as crianças a seguinte brincadeira: Quando a professora
tirar de dentro da caixa o animal eles vão cantar sozinhos.
Apresentar para as crianças quais são os animais que tem pelos e
os que têm penas.
Atividade
Produzir um mural dos animais com penas e com pelos.
Eixos de experiências:
- II - favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical;
- III - possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos;
- X - promovam a interação, o cuidado, a preservação e o conhecimento da biodiversidade e da sustentabilidade da vida na Terra, assim como o não desperdício dos recursos naturais;
Campos de experiências:
- Eu, o outro e o nós;
- Corpo, gestos e movimentos;
- Traços, sons, cores e formas;
- Escuta, fala, pensamento e imaginação;
Aprendizagem:
Diferenciar o animal de estimação do doméstico;
Recursos didáticos:
- Cartolina ou papel madeira;
- Recortes de revista ou livros;
- Tesoura, cola e canetinhas;
Aula 4
Metodologia
- Cantar mais uma vez a música do Sítio do Sr. Lobato;
- Contar quantos animais tem na música;
- Quantos animais de pelos;
- Quantos animais com penas;
- Quantos animais moram dentro da casa;
- Quantos moram fora;
Atividade
Em uma roda de conversa explique a utilidade de cada animal,
como por exemplo, identificando qual é utilizado como meio de transporte, de
alimentação e na produção de roupa e calçado.
Disponível em: https://atividadesprofessores.com.br/atividades-de-ciencias-para-educacao-infantil-imprimir/amp/
Eixos de experiências:
- IV - recriem, em contextos significativos para as crianças, relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaço temporais;
- VIII - incentivem a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza;
- X - promovam a interação, o cuidado, a preservação e o conhecimento da biodiversidade e da sustentabilidade da vida na Terra, assim como o não desperdício dos recursos naturais;
Campos de experiências:
- Eu, o outro e o nós;
- Corpo, gestos e movimentos;
- Traços, sons, cores e formas;
- Escuta, fala, pensamento e imaginação;
- Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.
Aprendizagem:
- Estimular o gosto pela leitura;
- Desenvolver a contagem de elementos;
- Identificar as utilidades de alguns animais;
Recursos didáticos:
- Papel ofício;
- Lápis e lápis de cor;
Aula 5
Metodologia
Produzir uma coreografia da música para apresentar no pátio da
escola para as outras turmas.
Atividade
Apresentar a dança.
Eixos de experiências:
- I - promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança;
- IX - promovam o relacionamento e a interação das crianças com diversificadas manifestações de música, artes plásticas e gráficas, cinema, fotografia, dança, teatro, poesia e literatura;
Campos de experiências:
- Eu, o outro e o nós;
- Corpo, gestos e movimentos;
- Escuta, fala, pensamento e imaginação;
Aprendizagem:
- Desenvolver a linguagem oral;
- Incentivar o gosto pela música e a dança;
- Estimular a expressão oral e gestual;
Recursos didáticos:
Aparelho de som;
Comentários
Postar um comentário