PROJETO: BEBEU ÁGUA DE CHOCALHO.


PROJETO: BEBEU ÁGUA DE CHOCALHO.

Público alvo: Educação infantil

Tempo de duração: durante todo o ano letivo.

Justificativa

As crianças desde cedo emitem sons com o intuito de comunicar-se com as pessoas que as cercam, mas os sons que elas transmitem, nós adultos não compreendemos, por esse motivo devemos estimulá-los a falar, proporcionando momentos na qual eles possam ter experiências de diferentes formas de linguagem.  Segundo os RCNEIs (1998 p. 125) “A construção da linguagem oral implica, portanto, na verbalização e na negociação de sentidos estabelecidos entre pessoas que buscam comunicar-se”. Assim o processo de desenvolvimento da linguagem oral da criança, ocorre com a interação que ela estabelece com os adultos.

Visto que é de grande importância trabalhar desde cedo essa temática, propomos um projeto com o objetivo de proporcionar vários momentos de interações com a linguagem oral.

 Objetivo geral

Estimular o processo de desenvolvimento da linguagem oral da criança.

Objetivos específicos

Proporcionar momentos onde as crianças possam interagir oralmente de diversas formas;

Estimular a expressão oral e física;

Promover o conhecimento e experiências sensoriais, expressivas e corporais;

Propiciar a imersão das crianças nas diferentes formas de linguagens;

Possibilitar o contato com experiências narrativas;

Apreciar e interagir com a linguagem oral e escrita exposta em diferentes suportes e gêneros textuais;

Metodologias

Deixa eu falar!    (segunda-feira)

Roda de conversa: pedir a cada uma das crianças  que relate como foi o seu final de semana.

Vamos cantar!     (terça-feira)



Caixa musical: enfeite uma caixa e coloque dentro dela várias imagens, como  por exemplo: gato, boi, cachorro, passarinho,  trem, avião, barco, peixe, etc. Cada imagem irá simbolizar uma música conhecida.

Convide as crianças a sentar em uma roda, apresente a caixa musical e em seguida explique como será realizada a brincadeira, escolhendo uma criança para retirar uma imagem de dentro da caixa e cantar a música referente à mesma.

 É hora da história!   (quarta-feira)


Baú de histórias: enfeite uma caixa ou baú e coloque dentro dele (a) vários objetos, como por exemplo, brinquedos, roupas, imagens, etc.

Convide as crianças a sentar em uma roda, apresente a caixa/baú de história e em seguida explique como será realizada a brincadeira, escolhendo uma criança para retirar um objeto de dentro da caixa para contar uma história referente ao mesmo.

É hora da leitura!   (quinta-feira)

Leitura espontânea: convidar as crianças a sentar em círculo, espalhe no centro do círculo diversos livros de histórias infantis, peça que cada um pegue o seu e em seguida peça que faça a leitura espontânea.

Observação: é muito divertido sai cada história.

É hora do faz de conta!    (sexta-feira)

Teatro: pedir às crianças que escolha uma história que eles já conheçam para recontar e em seguida propor para eles brincar de serem os personagens da história.

Observação: essas atividades pedem ser feitas em diferentes cantos da escola.

 Recursos utilizados

Caixas de papelão;

Eva, cola para Eva, tesoura, cartolina;

Livros de histórias infantis;

Brinquedos;

Fantasias;

Culminância

Noite cultural: No final do ano letivo proporcionar uma noite cultural mostrando os avanços das crianças em suas expressões orais.

Referenciais

BNCC,http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

RCNEIs , http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: O SÍTIO DO SEU LOBATO

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: MORDIDA NÃO NAPOLEÃO.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: O PATINHO FEIO.