PROJETO: BEBEU ÁGUA DE CHOCALHO.
PROJETO: BEBEU ÁGUA DE CHOCALHO.
Público alvo: Educação infantil
Tempo de duração: durante todo o ano letivo.
Justificativa
As crianças desde cedo
emitem sons com o intuito de comunicar-se com as pessoas que as cercam, mas os
sons que elas transmitem, nós adultos não compreendemos, por esse motivo
devemos estimulá-los a falar, proporcionando momentos na qual eles possam ter
experiências de diferentes formas de linguagem.
Segundo os RCNEIs (1998 p. 125) “A
construção da linguagem oral implica, portanto, na verbalização e na negociação
de sentidos estabelecidos entre pessoas que buscam comunicar-se”. Assim o
processo de desenvolvimento da linguagem oral da criança, ocorre com a
interação que ela estabelece com os adultos.
Visto que é de grande
importância trabalhar desde cedo essa temática, propomos um projeto com o objetivo
de proporcionar vários momentos de interações com a linguagem oral.
Estimular o processo de
desenvolvimento da linguagem oral da criança.
Objetivos específicos
Proporcionar momentos
onde as crianças possam interagir oralmente de diversas formas;
Estimular a expressão
oral e física;
Promover o conhecimento e
experiências sensoriais, expressivas e corporais;
Propiciar a imersão das
crianças nas diferentes formas de linguagens;
Possibilitar o contato com
experiências narrativas;
Apreciar e interagir com a
linguagem oral e escrita exposta em diferentes suportes e gêneros textuais;
Metodologias
Deixa eu falar!
(segunda-feira)
Roda de conversa: pedir a cada uma das crianças que relate como foi o seu final de semana.
Vamos cantar!
(terça-feira)
Caixa musical: enfeite uma caixa e coloque dentro dela várias imagens, como
por exemplo: gato, boi, cachorro, passarinho, trem, avião, barco,
peixe, etc. Cada imagem irá simbolizar uma música conhecida.
Convide as crianças a
sentar em uma roda, apresente a caixa musical e em seguida explique como será
realizada a brincadeira, escolhendo uma criança para retirar uma
imagem de dentro da caixa e cantar a música referente à mesma.
Baú de histórias: enfeite uma caixa ou baú e coloque dentro dele
(a) vários objetos, como por exemplo, brinquedos, roupas, imagens, etc.
Convide as crianças a
sentar em uma roda, apresente a caixa/baú de história e em seguida explique como
será realizada a brincadeira, escolhendo uma criança para retirar um
objeto de dentro da caixa para contar uma história referente ao mesmo.
É hora da leitura!
(quinta-feira)
Leitura espontânea: convidar as crianças a sentar em círculo,
espalhe no centro do círculo diversos livros de histórias infantis, peça que
cada um pegue o seu e em seguida peça que faça a leitura espontânea.
Observação: é muito
divertido sai cada história.
É hora do faz de conta!
(sexta-feira)
Teatro: pedir às crianças que escolha uma história que
eles já conheçam para recontar e em seguida propor para eles brincar de serem
os personagens da história.
Observação: essas
atividades pedem ser feitas em diferentes cantos da escola.
Recursos utilizados
Caixas de papelão;
Eva, cola para Eva,
tesoura, cartolina;
Livros de histórias
infantis;
Brinquedos;
Fantasias;
Culminância
Noite cultural: No final do ano letivo proporcionar uma noite cultural mostrando os avanços das crianças em suas expressões orais.
Referenciais
BNCC,http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
RCNEIs , http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf
Comentários
Postar um comentário