SEQUÊNCIA DIDÁTICA: CAMILA VOLTA ÀS AULAS.
Sequência de didática: Camila volta às aulas.
Tema: Volta às aulas
Público alvo: Educação infantil
. Camila está muito feliz. Daqui a
alguns dias recomeçam as aulas: ela vai reencontrar todos os seus colegas e
ainda uma nova professora.
– Vai ser legal, eu vou rever
Berenice, Vítor, Mariana, Léa e Teodora!
– Será que a minha mochila nova,
lindinha, vai estar pronta?
– Sim, tudo estará pronto! –
Responde a mamãe, sorrindo.
– Sabe, para o lanche, eu
gostaria muito de biscoitos de chocolate. Não daqueles com laranja, eles são
bons, mas eu não gosto muito deles.
– Sim, não se preocupe – diz
mamãe. – Eu sei bem do que você gosta.
– Ah, eu não estou preocupada,
porque agora eu já sou grande. Miguel é que tem um pouco de medo da volta às
aulas, não eu.
-É verdade – diz a mamãe. – A
tia Natália está muito contente de vocês estarem na mesma escola.
– Eu vou cuidar bem dele,
prometo! Ah! Eu não posso esquecer do Ursinho. Ele também está doido para ir à
escola.
No dia da volta às aulas, mesmo
não sendo a primeira vez que ela vai à escola, Camila aperta bem forte a mão da
mamãe.
Com a outra mão, ela aperta o
Ursinho sobre o seu coração.
Mas assim que ela vê a Berenice,
o Vítor, a Mariana e a Léa, Camila abraça rapidamente a mamãe e corre para seus
amigos, perto do escorregador.
No mesmo momento, tia Natália e
tio Guilherme chegam com Miguel que se agarra à sua mãe.
Camila desliza pelo escorregador
e, toda feliz de ver o seu primo, corre na sua direção gritando.
– Miguel! Venha logo brincar
comigo! Você vai ver, vai ser muito legal!
O garotinho olha a sua mãe, o
seu pai e a prima. Ele hesita, e então, timidamente, vai até Camila.
– Eu tenho um pouco de medo –
diz ele baixinho para a sua prima. – Tem muita gente.
-Não se preocupe, eu estou com
você – diz Camila, muito orgulhosa de cuidar do Miguel.
– Olhe, aí está a Mônica, a sua
professora. Ela é muuuito legal. E, além disso, ela nunca fica zangada.
Miguel olha para a moça que vem
na sua direção.
– Bom dia, como você se chama? –
pergunta ela, gentilmente.
– Ele se chama Miguel – diz
Camila.
– Você vem comigo, Miguel? – diz
Mônica dando-lhe a mão.
– Não se preocupe, você vai
voltar para brincar com a Camila. Eu só quero lhe mostrar a sua sala de aula.
Enquanto isso, Camila, você pode ir dizer bom dia à sua nova professora.
Um pouco decepcionada por não
acompanhar Miguel, Camila vai com os seus amigos abraçar a sua nova professora,
Isabel.
– Bom dia, crianças – diz ela –
Vamos passar algum tempo juntos este ano. Venham, eu vou levá-los para
conhecerem a sua sala de aula.
As crianças, um pouco tímidas,
entram prudentemente na nova sala e lá dentro descobrem muitas coisas: livros,
potes com lápis, material de pintura, um canto com bonecos, u outro com
carrinhos, outro com cubos. Agora tem mais coisas interessantes do que na sala
de aula antiga.
– Vocês podem brincar – diz
Isabel.
Enquanto brincam, Camila pensa
no Miguel.
“Espero que ele não tenha medo”
pensa ela.
No recreio, ela reencontra o
primo.
– E então? Você está gostando? –
pergunta.
– Sim, é muito legal. É cheio de
jogos! Eu posso até mesmo brincar com os bonecos, como na sua casa.
– Oh não! – exclama Miguel ao
desembrulhar o seu lanche.
– Mamãe mandou o meu lanche com
doces de goiaba!
– Hum, são os nossos preferidos,
meu e do Ursinho.
– Vamos trocar?! – gritam os primos
ao mesmo tempo.
– A escola é mesmo super legal!
– comentam a Camila e o Miguel, enquanto comem os seus lanches, sentados um do
lado do outro, antes de irem juntar-se aos seus amiguinhos.
(**Retirado do livro Camila
volta às aulas, de autoria de Aline De Pétigny e Ilustrações
de Nancy Delvaux)
Aula 1
Metodologia
Contação da história: Camila volta às
aulas.
Interpretação da história:
·
Você gostou da história?
·
Qual é o título da história?
·
Qual é o nome do primo da Camila?
·
Quem são os coleguinhas que a Camila
vai rever no primeiro dia de aula na escola?
·
Qual é o nome da professora do
Miguel?
·
Qual é o nome da professora da
Camila?
·
Miguel ficou comedo de ficar na
escola?Por quê?
·
E você gosta da escola? Por quê?
Convidar as crianças observar a sua sala e conhecê-la
detalhadamente, em seguida fazer uma roda de conversa sobre o que eles acharam
da sala de aula:
·
O que eles mais gostaram;
·
O que eles não gostaram;
·
O que eles gostariam de tirar;
·
O que eles gostariam de acrescentar;
Atividade
Desenhar o cantinho da sala que ele mais gostaram da sala e
em seguida fazer um mural.
Eixos de experiências:
·
I Conhecimento de si e do mundo;
·
II Favorecer expressão verbal e
plástica;
Campos de experiências:
· Eu, o outro e
o nós;
· Traços, sons,
cores e formas;
· Escuta, fala,
pensamento e imaginação;
Aprendizagem:
·
Apreciação e participação da
linguagem oral;
·
Estimular a participação das
conversas em grupo;
·
Desenvolver a coordenação motora e a
criatividade;
Recursos didáticos:
·
Papel ofício;
·
Papel madeira ou cartolina para o
mural;
·
Lápis de cor ou giz de cera;
Aula 2
Metodologia
Reconto da história: Camila volta às
aulas.
Convidar as crianças a sentar em circula para o reconto da
história utilizando a capa do livro;
Revisar os nomes dos personagens com tarjetas;
Pedir que identifique (ou apresente, caso não conheçam a
sua primeira letra do nome ainda.) a primeira letra do seu encontrada na
tarjetas dos nomes dos personagens.
Fazer a chamada viva com as fixas dos nomes;
Atividade
Pintura da capa do livro: Camila volta às aulas.
Disponível em: https://br.pinterest.com/pin/659425570412219646/
Eixos de experiências:
·
I Conhecimento de si e do mundo;
·
II Favorecer expressão verbal e
plástica;
·
VIII - incentivem a exploração e o
conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social;
Campos de experiências:
· Eu, o outro e
o nós;
· Traços, sons,
cores e formas;
· Escuta, fala,
pensamento e imaginação;
Aprendizagem:
·
Conhecer ou reconhecer a primeira
letra do nome;
·
Estimular a participação das
conversas em grupo;
·
Desenvolver a coordenação motora e a
criatividade;
Recursos didáticos:
·
Tarjetas de cartolina para os nomes
dos personagens;
·
Fixas dos nomes dos alunos;
·
Papel ofício para atividade de
pintura;
·
Lápis de cor ou giz de cera;
Aula 3
Metodologia
Convidar as crianças a recontar a história: Camila volta às
aulas.
Conversa informal sobre o lanche na escola:
·
Explicar a importância do lanche
para a sua saúde.
·
Perguntar qual foi o lanche que o
Miguel levou para escola.
·
O lanche era saudável? Por quê?
·
O que é um lanche saudável?
·
Peça que eles indiquem alguns
lanches saudáveis.
Sugerir as crianças que façam um piquenique no pátio da
escola com o lanche que eles trouxeram e aproveitando ensejo converse sobre o
lanche que eles trouxeram pedindo para identificar quais são os lanches
saudáveis e não saudável.
Atividade
Produção coletiva de um mural sobre alimentos saudáveis e
não saudáveis.
Eixos de experiências:
·
I Conhecimento de si e do mundo;
·
VIII - incentivem o questionamento,
a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social;
Campos de experiências:
· Eu, o outro e
o nós;
· Traços, sons,
cores e formas;
· Escuta, fala,
pensamento e imaginação;
Aprendizagem:
·
Estimular o gosto pelo reconta de
histórias;
·
Desenvolver a participação das
conversas em grupo;
·
Incentivar a participação em desenvolver
trabalhos em grupos;
Recursos didáticos:
·
Papel madeira ou cartolina para o
mural;
·
Tesoura e cola;
·
Recortes de revistas, livros ou
folhetos de supermercados;
Aula 4
Metodologia
Convidar as crianças a sentar em círculo para recapitulação
da história “Camila volta às aulas” e em seguida relembrar os brinquedos
citados na história.
Conversa informal sobre brinquedos:
·
Qual seu brinquedo predileto?
·
Dividiria seu brinquedo com um
colega?
·
Você teria coragem de quebrar um
brinquedo do seu colega? Por quê?
Atividade
Produção coletiva de um mural sobre as regras de como as
crianças devem se comportar na hora das brincadeiras com os brinquedos.
Encerrar a sequência convidando as crianças a brincar de
brinquedo no pátio da escola.
Eixos de experiências:
·
I Conhecimento de si e do mundo;
·
VIII - incentivem o questionamento,
a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social;
Campos de experiências:
· Eu, o outro e
o nós;
· Traços, sons,
cores e formas;
· Escuta, fala,
pensamento e imaginação;
Aprendizagem:
·
Desenvolver a participação das
conversas em grupo;
·
Incentivar a participação em
desenvolver trabalhos em grupos;
·
Estimular o faz de conta;
Recursos didáticos:
·
Papel madeira ou cartolina para o
mural;
·
Pincel atômico;
·
Brinquedos;
Comentários
Postar um comentário