AULA REMOTA: HIGIENE DAS MÃOS.


Aula remota

Tema: Higiene das mãos

Público alvo: Educação infantil

Metodologia

Apresentar o vídeo da música “Lavar as mãos” do Palavra Cantada, em seguida ensinar a letra para eles.

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=CaTXgmHyMSk

Em uma roda de conversa fazer apresente o título da música e o nome da banda que canta a música. Depois faça a interpretação oral da música:

Do que fala a música?

Por que é importante lavar as mãos?

Quando devo lavar as mãos?

Como devo lavar as mãos?

 

Lavar As Mãos

 

Palavra Cantada

Uma
Lava a outra
Lava uma

Lava a outra
Lava uma
(Mão)
Lava a outra (mão)
Lava uma
(Mão)
Lava a outra (mão)
Lava uma

Depois de brincar no chão de areia a tarde inteira
Antes de comer, beber, lamber, pegar na mamadeira

Lava uma (mão)
Lava outra (mão)
Lava uma
Lava outra (mão)
Lava uma

A doença vai embora junto com a sujeira
Verme, bactéria, mando embora embaixo da torneira

Água uma
Água outra
Água uma
(Mão)
Água outra
Água uma

Na segunda, terça, quarta, quinta e sexta-feira
Na beira da pia, tanque, bica, bacia, banheira

Lava uma (mão)
(Mão)
(Mão)
(Mão)

Água uma (mão)
Lava outra (mão)
Lava uma (mão)
Lava outra
Lava uma

Disponível em: https://www.letras.mus.br/palavra-cantada/lavar-as-maos/

Atividade

Demonstrar para as crianças como se devem lavar as mãos segundo a ANVISA, em seguida pedir às crianças que façam o mesmo seguindo as orientações apresentadas.

Observação: seria bom também ter um cartaz demonstrando passo a passo como se devem lavar as mãos.

Eixos de experiências:

I - promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança;

VI - possibilitem situações de aprendizagem mediadas para a elaboração da autonomia das crianças nas ações de cuidado pessoal, auto-organização, saúde e bem-estar;

 

Campos de experiências:

Eu, o outro e o nós

Corpo, gestos e movimentos

Escuta, fala, pensamento e imaginação;

Aprendizagem:

Estimular o hábito de higiene pessoal;

Aprender a lavar as mãos corretamente;

Compreender a importância de lavar as mãos;

Recursos didáticos:

TV e Pendrive;

Cartolina, canetinhas, lápis e régua;

Sabonete e toalha de banho;


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: O SÍTIO DO SEU LOBATO

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: MORDIDA NÃO NAPOLEÃO.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: O PATINHO FEIO.