SEQUÊNCIA DIDÁTICA: O PATINHO FEIO.


Sequência didática: O Patinho Feio

Tema: Rejeição

Público alvo: Educação infantil

Aula 1

Metodologia

Em uma roda de conversa faça a predição mostrando aleatoriamente as páginas da história. Estimulem a imaginação da criança com a seguinte pergunta:

Qual história esses desenhos representam? Por quê?

Atividade

Distribua as ilustrações da história e peça pinte bem bonito, caso as ilustrações não seja suficiente para toda turma, proponha fazer em dupla.



















Disponível em: https://www.soescola.com/2018/11/varal-de-historia-o-patinho-feio.html

Eixos de experiências:

  • II - favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical;
  • III - possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos;

Campos de experiências:

  • Eu, o outro e o nós
  • Traços, sons, cores e formas
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação;

Aprendizagem:

  • Estimular o gosto pela;
  • Desenvolver a criatividade e a coordenação motora;

Recursos didáticos:

Papel ofício, lápis de cor, giz de cera, canetinhas, etc.;

Aula 2

Metodologia

Em uma roda de conversa, peça as crianças para explicar o que a ilustração que ele pintou apresenta.

Depois que todos falarem da sua ilustração a professora vai contar a história.

Atividade

Em um varal estendido em um canto da sala, a professora, propõe as crianças a prender as ilustrações seguindo a sequência cronológica da história.

Eixos de experiências:

  • III - possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos;
  • IV - recriem, em contextos significativos para as crianças, relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaço temporais;
  • V - ampliem a confiança e a participação das crianças nas atividades individuais e coletivas;
  •  

Campos de experiências:

  • Eu, o outro e o nós
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação;
  • Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.

Aprendizagem:

  • Desenvolver o gosto pela contação de história;
  • Reconhecer a sequência cronológica de uma história;

Recursos didáticos:

Barbante e pregadores;

Aula 3

Metodologia

Apresentação do vídeo “O patinho feio”.


Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=UleHGh7yOX8

Em uma roda de conversa abra uma discussão comparando a história apresentada no vídeo com a do Maurício de Souza.

Conversa informal sobre a rejeição.

Atividade

Convidar as crianças a produzirem desenhos de como devemos tratar os coleguinhas, em seguida fazer um mural com todos os desenhos.

Observação: Crie um título bem bacana com as crianças para o painel.

Eixos de experiências:

  • II - favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical;
  • III - possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos;
  • VIII - incentivem a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza;

Campos de experiências:

  • Eu, o outro e o nós
  • Traços, sons, cores e formas
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação;

Aprendizagem:

  • Proporcionar experiências narrativas;
  • Desenvolver a criticidade e o respeito ao próximo;
  • Aprimorar a criatividade e a coordenação motora;

Recursos didáticos:

  • TV e pendrive;
  • Papel madeira, papel ofício, lápis, lápis de cor e canetinha;

Aula 4

Metodologia

Reconto da história “Patinho Feio”;

Perguntar para as crianças quis são os animais que aparecem na história. Depois apresentar fichas com os nomes de cada animal apresentado na história.

Usando as fichas dos nomes faça as seguintes perguntas:

  • Quantos animais aparecem na história?
  • Quais são os que têm pena?
  • Quais são os que têm pelos?
  • Qual vive na água?
  • Qual mora dentro de casa? Por quê?

Atividade

Utilizando o alfabeto móvel e as fichas dos nomes dos animais, convide as crianças a brincar do jogo da memória.

Espalhe o alfabeto no piso da sala e as palavras arrumem em cantinho da sala. Depois peça a criança para pegar uma letra para colocar na mesma letra na palavra que ela escolheu.

Eixos de experiências:

  • III - possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos;
  • VIII - incentivem a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza;
  • X - promovam a interação, o cuidado, a preservação e o conhecimento da biodiversidade e da sustentabilidade da vida na Terra, assim como o não desperdício dos recursos naturais;

Campos de experiências:

  • Eu, o outro e o nós
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação;
  • Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.

Aprendizagem:

  • Apreciar o reconto de histórias;
  • Identificar os animais que têm penas e os que têm pelos;
  • Reconhecer as letras do alfabeto nas palavras;

Recursos didáticos:

Cartolina, canetinhas e alfabeto móvel;


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: O SÍTIO DO SEU LOBATO

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: MORDIDA NÃO NAPOLEÃO.