SEQUÊNCIA DIDÁTICA: O PATINHO FEIO.
Sequência didática: O Patinho Feio
Tema: Rejeição
Público alvo: Educação infantil
Aula 1
Metodologia
Em uma roda de
conversa faça a predição mostrando aleatoriamente as páginas da história.
Estimulem a imaginação da criança com a seguinte pergunta:
Qual história esses
desenhos representam? Por quê?
Atividade
Disponível em: https://www.soescola.com/2018/11/varal-de-historia-o-patinho-feio.html
Eixos de experiências:
- II - favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical;
- III - possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos;
Campos de experiências:
- Eu, o outro e
o nós;
- Traços, sons,
cores e formas;
- Escuta, fala,
pensamento e imaginação;
Aprendizagem:
- Estimular o gosto pela;
- Desenvolver a criatividade e a coordenação motora;
Recursos didáticos:
Papel ofício, lápis de
cor, giz de cera, canetinhas, etc.;
Aula 2
Metodologia
Em uma roda de
conversa, peça as crianças para explicar o que a ilustração que ele pintou
apresenta.
Depois que todos
falarem da sua ilustração a professora vai contar a história.
Atividade
Em um varal estendido
em um canto da sala, a professora, propõe as crianças a prender as ilustrações
seguindo a sequência cronológica da história.
Eixos de experiências:
- III - possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos;
- IV - recriem, em contextos significativos para as crianças, relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaço temporais;
- V - ampliem a confiança e a participação das crianças nas atividades individuais e coletivas;
Campos de experiências:
- Eu, o outro e
o nós;
- Escuta, fala,
pensamento e imaginação;
- Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.
Aprendizagem:
- Desenvolver o gosto pela contação de história;
- Reconhecer a sequência cronológica de uma história;
Recursos didáticos:
Barbante e pregadores;
Aula 3
Metodologia
Apresentação do vídeo “O
patinho feio”.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=UleHGh7yOX8
Em uma roda de
conversa abra uma discussão comparando a história apresentada no vídeo com a do
Maurício de Souza.
Conversa informal
sobre a rejeição.
Atividade
Convidar as crianças a
produzirem desenhos de como devemos tratar os coleguinhas, em seguida fazer um
mural com todos os desenhos.
Observação: Crie um título bem bacana com as
crianças para o painel.
Eixos de experiências:
- II - favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical;
- III - possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos;
- VIII - incentivem a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza;
Campos de experiências:
- Eu, o outro e
o nós;
- Traços, sons,
cores e formas;
- Escuta, fala,
pensamento e imaginação;
Aprendizagem:
- Proporcionar experiências narrativas;
- Desenvolver a criticidade e o respeito ao próximo;
- Aprimorar a criatividade e a coordenação motora;
Recursos didáticos:
- TV e pendrive;
- Papel madeira, papel ofício, lápis, lápis de cor e canetinha;
Aula 4
Metodologia
Reconto da história
“Patinho Feio”;
Perguntar para as
crianças quis são os animais que aparecem na história. Depois apresentar fichas
com os nomes de cada animal apresentado na história.
Usando as fichas dos
nomes faça as seguintes perguntas:
- Quantos animais aparecem na história?
- Quais são os que têm pena?
- Quais são os que têm pelos?
- Qual vive na água?
- Qual mora dentro de casa? Por quê?
Atividade
Utilizando o alfabeto
móvel e as fichas dos nomes dos animais, convide as crianças a brincar do jogo
da memória.
Espalhe o alfabeto no
piso da sala e as palavras arrumem em cantinho da sala. Depois peça a criança
para pegar uma letra para colocar na mesma letra na palavra que ela escolheu.
Eixos de experiências:
- III - possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos;
- VIII - incentivem a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza;
- X - promovam a interação, o cuidado, a preservação e o conhecimento da biodiversidade e da sustentabilidade da vida na Terra, assim como o não desperdício dos recursos naturais;
Campos de experiências:
- Eu, o outro e
o nós;
- Escuta, fala,
pensamento e imaginação;
- Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.
Aprendizagem:
- Apreciar o reconto de histórias;
- Identificar os animais que têm penas e os que têm pelos;
- Reconhecer as letras do alfabeto nas palavras;
Recursos didáticos:
Cartolina, canetinhas
e alfabeto móvel;
muito legal, parabéns .
ResponderExcluir