SEQUÊNCIA DIDÁTICA: DESCULPA-ME!


Sequência de didática: Desculpe-me!

Tema: Regras de convivência

Público alvo: Educação infantil

Aula 1

Metodologia

Em uma roda de conversa apresente a capa do livro “Desculpe-me!” e em seguida faça predição de como vai ser a história.














Disponível em: http://jardimdatiadani.blogspot.com/2010/01/livro-desculpe-me.html

Apresentar o título da história fazendo os seguintes questionamentos:

Identificas as letras que formam o título da história.

Qual é primeira letra?

Qual é a última?

Contar quantas letras tem no título.

Quantas vogais têm?

Quantas consoantes?

Observação: É essencial  fazer uma predição da história, dessa forma vai estimular não só a curiosidade da criança como também a sua imaginação, assim estimule a expectativa e conte a história só no dia seguinte.

 Atividade

Pintura do personagem da história

Eixos de experiências:

III - possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos;

VIII - incentivem a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza;

Campos de experiências:

Eu, o outro e o nós

Corpo, gestos e movimentos

Escuta, fala, pensamento e imaginação;

Aprendizagem:

Desenvolver a linguagem oral;

Incentivar o gosto pela leitura;

Estimular curiosidade, criatividade e a coordenação motora;

Recursos didáticos:

Papel ofício, lápis, lápis de cor.

Aula 2

Metodologia

Contação da história: Desculpe-me!

Conversa informal sobre a história:

Quem são os personagens?

Qual é o titulo da história?

Vocês acham certo o comportamento do Lucas? Por quê?

É certo pedir desculpa pelo o que fez de errado e continuar fazendo errado?

Explicar para as crianças que desculpa é uma palavra mágica e não pode ser usada em vão.

Apresentar outras palavras mágicas:

Obrigado!

Com licença!

Por favor!

Atividade

Apresentar as tarjetas das plaquinhas das palavras mágicas;

Pedir para identificar as letras das tarjetas;

Pode fazer também o jogo da memória utilizando as tarjetas e um alfabeto móvel (A criança escolhe uma letra do alfabeto móvel e em seguida vai procura a mesma letra nas palavras mágica.);

Observação: mesmo que a criança não saiba ler ainda é de extrema importância que ela tenha contato com a escrita desde cedo.

Eixos de experiências:

III - possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos;

VII - possibilitem vivências éticas e estéticas com outras crianças e grupos culturais, que alarguem seus padrões de referência e de identidades no diálogo e reconhecimento da diversidade;

Campos de experiências:

Eu, o outro e o nós

Corpo, gestos e movimentos

Escuta, fala, pensamento e imaginação;

Aprendizagem:

Estimular o gosto pela leitura;

Reconhecer as letras do alfabeto;

Aprender a conviver com os coleguinhas;

Recursos didáticos:

Cartolina ou papel dupla face;

Pincel atômico e tesoura;

Aula 3

Metodologia

Convidar as crianças a fazer o reconto da história: Desculpe-me! Em seguida uma conversa sobre as atitudes do Lucas.

Explicar para elas que devem tratar bem os coleguinhas e professores.

Perguntar as crianças o que não devemos  fazer com nossos coleguinhas, para que eles não se sintam magoados.

Com suas dicas de como não magoar os coleguinhas, criar as regras da sala.

Atividade

Produção do cartaz das regras de convivência para sala de aula.

Eixos de experiências:

I - promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança;

III - possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos;

Campos de experiências:

Estimular o gosto pela leitura;

Reconhecer as letras do alfabeto;

Aprender a conviver com os coleguinhas;

Aprendizagem:

Estimular a oralidade e o gosto pela leitura;

Desenvolver o respeito pelos colegas e as regras de conviência;

Recursos didáticos:

Cartolinas ou papel madeiras;

Recortes de revista ou livros;

Cola, lápis, lápis de cor, tesoura, etc.;

 

 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: O SÍTIO DO SEU LOBATO

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: MORDIDA NÃO NAPOLEÃO.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: O PATINHO FEIO.