SEQUÊNCIA DIDÁTICA: DESCULPA-ME!
Sequência de didática: Desculpe-me!
Tema: Regras de convivência
Público alvo: Educação infantil
Aula 1
Metodologia
Em uma roda de conversa
apresente a capa do livro “Desculpe-me!” e em seguida faça predição de como vai
ser a história.
Disponível em: http://jardimdatiadani.blogspot.com/2010/01/livro-desculpe-me.html
Apresentar o título da
história fazendo os seguintes questionamentos:
Identificas as letras
que formam o título da história.
Qual é primeira letra?
Qual é a última?
Contar quantas letras
tem no título.
Quantas vogais têm?
Quantas consoantes?
Observação: É
essencial fazer uma predição da
história, dessa forma vai estimular não só a curiosidade da criança como também
a sua imaginação, assim estimule a expectativa e conte a história só no dia
seguinte.
Atividade
Pintura do personagem da
história
Eixos de experiências:
III - possibilitem às crianças
experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e
escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e
escritos;
VIII - incentivem a curiosidade, a
exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das
crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza;
Campos de experiências:
Eu, o outro e o nós;
Corpo, gestos e movimentos;
Escuta, fala, pensamento e imaginação;
Aprendizagem:
Desenvolver a linguagem
oral;
Incentivar o gosto pela
leitura;
Estimular curiosidade,
criatividade e a coordenação motora;
Recursos didáticos:
Papel ofício, lápis,
lápis de cor.
Aula
2
Metodologia
Contação da história: Desculpe-me!
Conversa
informal sobre a história:
Quem
são os personagens?
Qual
é o titulo da história?
Vocês
acham certo o comportamento do Lucas? Por quê?
É
certo pedir desculpa pelo o que fez de errado e continuar fazendo errado?
Explicar
para as crianças que desculpa é uma palavra mágica e não pode ser usada em vão.
Apresentar
outras palavras mágicas:
Obrigado!
Com licença!
Por favor!
Atividade
Apresentar as tarjetas
das plaquinhas das palavras mágicas;
Pedir para identificar
as letras das tarjetas;
Pode fazer também o jogo
da memória utilizando as tarjetas e um alfabeto móvel (A criança escolhe uma
letra do alfabeto móvel e em seguida vai procura a mesma letra nas palavras
mágica.);
Observação: mesmo que a criança não saiba
ler ainda é de extrema importância que ela tenha contato com a escrita desde
cedo.
Eixos de experiências:
III - possibilitem às crianças
experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e
escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e
escritos;
VII - possibilitem vivências éticas e
estéticas com outras crianças e grupos culturais, que alarguem seus padrões de
referência e de identidades no diálogo e reconhecimento da diversidade;
Campos de experiências:
Eu, o outro e o nós;
Corpo, gestos e movimentos;
Escuta, fala, pensamento e imaginação;
Aprendizagem:
Estimular o gosto pela
leitura;
Reconhecer as letras do
alfabeto;
Aprender a conviver com
os coleguinhas;
Recursos didáticos:
Cartolina ou papel dupla
face;
Pincel atômico e
tesoura;
Aula 3
Metodologia
Convidar as crianças a
fazer o reconto da história: Desculpe-me! Em seguida uma conversa sobre as
atitudes do Lucas.
Explicar para elas que
devem tratar bem os coleguinhas e professores.
Perguntar as crianças o
que não devemos fazer com nossos
coleguinhas, para que eles não se sintam magoados.
Com suas dicas de como
não magoar os coleguinhas, criar as regras da sala.
Atividade
Produção do cartaz das regras
de convivência para sala de aula.
Eixos de experiências:
I - promovam o conhecimento de si e do
mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais
que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito
pelos ritmos e desejos da criança;
III - possibilitem às crianças
experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e
escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e
escritos;
Campos de experiências:
Estimular o gosto pela
leitura;
Reconhecer as letras do
alfabeto;
Aprender a conviver com
os coleguinhas;
Aprendizagem:
Estimular a oralidade e
o gosto pela leitura;
Desenvolver o respeito
pelos colegas e as regras de conviência;
Recursos didáticos:
Cartolinas ou papel
madeiras;
Recortes de revista ou
livros;
Cola, lápis, lápis de
cor, tesoura, etc.;
Comentários
Postar um comentário