PROJETO: VAMOS REQUEBRAR.


PROJETO: VAMOS REQUEBRAR.

Público alvo: Educação infantil

Tempo de duração: O tempo que achar necessário.

Desde o início da história da humanidade a música e a dança estão presentes. Foi na busca de expressarem-se corporalmente seus sentimentos que elas surgiram, por meio delas, o homem expressou suas emoções. Constatou que através dela poderia mostrar sua história e cultura em uma linguagem corporal. Dessa forma podemos ver a música e a dança como importantes aliados no desenvolvimento cognitivo e afetivo da criança. Segundo Marques:

Esta forma de expressão de conhecimento tem relação muito próxima com o corpo em movimento, ou com a linguagem corporal, pois os alunos não mais apreendem o mundo somente por meio das palavras, mas principalmente das imagens e movimentos( 2010, p.25).

 

Assim a música e a dança são formas de comunicação e expressão, elas possibilitam ampliar suas expressões por meio dos movimentos, utilizando-se de gestos e ritmos corporais.

Por esse motivo arrematamos a ideia de promover uma noite cultura na qual poderíamos mostrar não somente para as crianças como também para os seus familiares que por meio da música e a dança podemos aprender muito sobre a nossa história.

Objetivo geral:

Este projeto visa mostrar para as crianças e seus familiares que por meio da música e da dança podemos contar um pouco da nossa história.

Objetivos específicos:

  • Possibilitar a interação entre os colegas, professores, pais e a comunidade;
  • Desenvolver o gosto pela música e a dança;
  • Expressar sentimentos através da música e a dança;
  • Estimular o desenvolvimento cognitivo;

Metodologia:

  • Nesse projeto propomos as crianças apresentar conhecer os diferentes estilos de músicas e danças mais dançados e existentes em nosso país. Com por exemplo: Forró, Rock, Axé, Sertanejo, Pagode, Samba, etc.
  • Cada ritmo escolhido deve ser feito uma breve pesquisa sobre o seu histórico;
  • Escolher uma música que não tenha duplo sentido;
  • Explicar o ritmo escolhido e o seu histórico as crianças;
  • Apresentar os passos através de clipes;
  •  Ensaiar as músicas com as crianças para apresentar;
  • Os estilos de músicas serão apresentados em uma noite cultural na qual será convidada toda a comunidade escolar; 

Referenciais

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica Parâmetros nacionais de qualidade para a educação infantil/Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica – Brasília. DF v.l; il. 3. Educação Infantil. 2. Ensino Fundamental. 1.

MARQUES, Isabel A.Dançando na Escola. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2010.

FERREIRA, Sueli. O ensino das Artes: Construindo Caminhos. 9ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2001.

 

 

 

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: O SÍTIO DO SEU LOBATO

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: MORDIDA NÃO NAPOLEÃO.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: O PATINHO FEIO.