PROJETO: VAMOS REQUEBRAR.
PROJETO:
VAMOS REQUEBRAR.
Público
alvo: Educação infantil
Tempo
de duração: O
tempo que achar necessário.
Desde o início da história da
humanidade a música e a dança estão presentes. Foi na busca de expressarem-se
corporalmente seus sentimentos que elas surgiram, por meio delas, o homem
expressou suas emoções. Constatou que através dela poderia mostrar sua história
e cultura em uma linguagem corporal. Dessa forma podemos
ver a música e a dança como importantes aliados no desenvolvimento cognitivo e
afetivo da criança. Segundo Marques:
Esta forma de
expressão de conhecimento tem relação muito próxima com o corpo em movimento,
ou com a linguagem corporal, pois os alunos não mais apreendem o mundo somente
por meio das palavras, mas principalmente das imagens e movimentos( 2010,
p.25).
Assim a música e a dança são formas de
comunicação e expressão, elas possibilitam ampliar suas expressões por meio dos
movimentos, utilizando-se de gestos e ritmos corporais.
Por esse motivo arrematamos a
ideia de promover uma noite cultura na qual poderíamos mostrar não somente para
as crianças como também para os seus familiares que por meio da música e a
dança podemos aprender muito sobre a nossa história.
Objetivo
geral:
Este
projeto visa mostrar para as crianças e seus familiares que por meio da música
e da dança podemos contar um pouco da nossa história.
Objetivos específicos:
- Possibilitar a interação entre os colegas, professores, pais e a comunidade;
- Desenvolver o gosto pela música e a dança;
- Expressar sentimentos através da música e a dança;
- Estimular o desenvolvimento cognitivo;
Metodologia:
- Nesse projeto propomos as crianças apresentar conhecer os diferentes estilos de músicas e danças mais dançados e existentes em nosso país. Com por exemplo: Forró, Rock, Axé, Sertanejo, Pagode, Samba, etc.
- Cada ritmo escolhido deve ser feito uma breve pesquisa sobre o seu histórico;
- Escolher uma música que não tenha duplo sentido;
- Explicar o ritmo escolhido e o seu histórico as crianças;
- Apresentar os passos através de clipes;
- Ensaiar as músicas com as crianças para apresentar;
- Os estilos de músicas serão apresentados em uma noite cultural na qual será convidada toda a comunidade escolar;
Referenciais
BRASIL, Ministério da Educação.
Secretaria de Educação Básica Parâmetros nacionais de qualidade para a educação
infantil/Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica – Brasília. DF
v.l; il. 3. Educação Infantil. 2. Ensino Fundamental. 1.
MARQUES, Isabel A.Dançando na Escola.
5ª ed. São Paulo: Cortez, 2010.
FERREIRA, Sueli. O ensino das Artes:
Construindo Caminhos. 9ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2001.
Comentários
Postar um comentário