Postagens

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: A HISTÓRIA DO QUADRADINHO.

Imagem
Sequência didática: A história do quadradinho. Tema: As formas geométricas   Público alvo: Educação Infantil Aula 1 Metodologia Apresentação da capa do livro e do título da história; Conversa informal sobre o que as crianças acham do que vai falar a história; Contação da história; Disponível em:  http://aprendendocomtiacelia.blogspot.com/2011/06/historia-do-quadradinho-agora-colorida.html Atividade Desenhar as formas geométricas apresentada na história. Eixos de experiências: II - favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical; III - possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos; IV - recriem, em contextos significativos para as crianças, relações quantitativas, medidas, formas e orientações espa

PROJETO: ÁLBUM DE FRUTA.

Imagem
PROJETO: ÁLBUM DE FRUTAS Público alvo: Educação infantil Tempo de duração: Tempo indeterminado. Justificativa As crianças não olham com tanto entusiasmo para as frutas e nem tão pouco para comê-las, por essa razão vimos à necessidade de promover um projeto, na qual poderíamos apresentar os benefícios de algumas, dessa forma com certeza elas começariam a ter uma opinião diferente sobre as elas. Objetivo geral Promover o conhecimento dos benefícios das frutas e desenvolver bons hábitos alimentares. Objetivos específicos Conhecer diferentes tipos de frutas; Valorizar a importância das frutas em nossa alimentação; Identificar as frutas azedas e doces; Estimular a expressão oral e física; Propiciar momentos de culinária coletiva; Explorar as formas e cores das frutas; Desenvolver a criatividade e a coordenação motora; Metodologias Produção de um álbum individual ou coletivo sobre as frutas. Todo o dia a turma trabalha sobre uma fruta. Em uma conversa infor

AULA REMOTA: HIGIENE DAS MÃOS.

Imagem
Aula remota Tema: Higiene das mãos Público alvo: Educação infantil Metodologia Apresentar o vídeo da música “Lavar as mãos” do Palavra Cantada, em seguida ensinar a letra para eles. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=CaTXgmHyMSk Em uma roda de conversa fazer apresente o título da música e o nome da banda que canta a música. Depois faça a interpretação oral da música: Do que fala a música? Por que é importante lavar as mãos? Quando devo lavar as mãos? Como devo lavar as mãos?   Lavar As Mãos   Palavra Cantada Uma Lava a outra Lava uma Lava a outra Lava uma (Mão) Lava a outra (mão) Lava uma (Mão) Lava a outra (mão) Lava uma Depois de brincar no chão de areia a tarde inteira Antes de comer, beber, lamber, pegar na mamadeira Lava uma (mão) Lava outra (mão) Lava uma Lava outra (mão) Lava uma A doença vai embora junto com a sujeira Verme, bactéria, mando embora embaixo da torneira Água uma Água outra Água uma (Mão) Água outra Á

PROJETO: VAMOS REQUEBRAR.

Imagem
PROJETO: VAMOS REQUEBRAR. Público alvo: Educação infantil Tempo de duração: O tempo que achar necessário. Desde o início da história da humanidade a música e a dança estão presentes. Foi na busca de expressarem-se corporalmente seus sentimentos que elas surgiram, por meio delas, o homem expressou suas emoções. Constatou que através dela poderia mostrar sua história e cultura em uma linguagem corporal. Dessa forma podemos ver a música e a dança como importantes aliados no desenvolvimento cognitivo e afetivo da criança. Segundo Marques: Esta forma de expressão de conhecimento tem relação muito próxima com o corpo em movimento, ou com a linguagem corporal, pois os alunos não mais apreendem o mundo somente por meio das palavras, mas principalmente das imagens e movimentos( 2010, p.25).   Assim a música e a dança são formas de comunicação e expressão, elas possibilitam ampliar suas expressões por meio dos movimentos, utilizando-se de gestos e ritmos corporais. Por esse motivo

PROJETO: VIAJANDO NAS ARTES VISUAIS.

Imagem
Disponível em:   https://br.freepik.com/vetores-premium/professor-e-criancas-desenhando-enquanto-brincava-no-jardim-de-infancia-e-brinquedos-em-torno-deles-ilustracao_6690631.htm PROJETO: VIAJANDO NAS ARTES VISUAIS Público alvo: Educação infantil Tempo de duração: durante todo o ano letivo. Justificativa: Desde o início da história da humanidade a arte está presente em toda parte, foi na busca de expressar seus sentimentos que as artes visuais surgiram, por meio delas, o homem expressou suas emoções. Constatou que através dela poderia mostrar sua história e cultura em uma forma de representações visuais. Dessa forma podemos ver a artes visuais como importantes aliados no desenvolvimento cognitivo e afetivo da criança. Assim as artes visuais são formas de comunicação e expressão, elas possibilitam as crianças ampliar suas expressões por meio de produções de desenhos ou pinturas, modelagens em argila ou massinha e apresentações teatrais. Por esse motivo arrematamos a ideia de

PROJETO: BEBEU ÁGUA DE CHOCALHO.

Imagem
PROJETO: BEBEU ÁGUA DE CHOCALHO. Público alvo: Educação infantil Tempo de duração: durante todo o ano letivo. Justificativa As crianças desde cedo emitem sons com o intuito de comunicar-se com as pessoas que as cercam, mas os sons que elas transmitem, nós adultos não compreendemos, por esse motivo devemos estimulá-los a falar, proporcionando momentos na qual eles possam ter experiências de diferentes formas de linguagem.   Segundo os RCNEIs (1998 p. 125) “ A construção da linguagem oral implica, portanto, na verbalização e na negociação de sentidos estabelecidos entre pessoas que buscam comunicar-se”. Assim o processo de desenvolvimento da linguagem oral da criança, ocorre com a interação que ela estabelece com os adultos. Visto que é de grande importância trabalhar desde cedo essa temática, propomos um projeto com o objetivo de proporcionar vários momentos de interações com a linguagem oral.   Objetivo geral Estimular o processo de desenvolvimento da linguagem oral da cri