SEQUÊNCIA DIDÁTICA: A HISTÓRIA DO QUADRADINHO.
Sequência didática: A história do quadradinho.
Tema: As formas geométricas
Público alvo: Educação Infantil
Aula 1
Metodologia
Apresentação da capa do
livro e do título da história;
Conversa informal
sobre o que as crianças acham do que vai falar a história;
Contação da história;
Atividade
Desenhar as formas
geométricas apresentada na história.
Eixos de experiências:
II - favoreçam a
imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas
de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e
musical;
III - possibilitem às
crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem
oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e
escritos;
IV - recriem, em
contextos significativos para as crianças, relações quantitativas, medidas,
formas e orientações espaço temporais;
Campos de experiências:
Traços, sons,
cores e formas;
Escuta, fala,
pensamento e imaginação;
Aprendizagem:
Estimular o gosto pela
leitura;
Conhecer as formas
geométricas;
Desenvolver a
coordenação motora e criatividade;
Recursos didáticos:
Papel ofício, lápis, lápis
de cor;
Aula 2
Metodologia
Imprima para colorir a
história do quadradinho;
Com a história impressa,
espalhe no piso da sala;
Proponha as crianças a
organizar as senas sequenciais da história e a
fazer contação da história livremente;
Atividade
Divida as crianças em
equipe para elas colorir a história impressa, depois com ajuda das crianças
pendure em um varal, a história, seguindo a sequência cronológica da mesma.
Eixos de experiências:
II - favoreçam a
imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas
de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e
musical;
III - possibilitem às
crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem
oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e
escritos;
V - ampliem a
confiança e a participação das crianças nas atividades individuais e coletivas;
Campos de experiências:
Traços, sons,
cores e formas;
Escuta, fala,
pensamento e imaginação;
Espaço,
tempo, quantidades, relações e transformações.
Aprendizagem:
Estimular o reconto de
histórias;
Reconhecer a sequência
cronológica da história recontada;
Desenvolver a
coordenação motora e criatividade;
Recursos didáticos:
Papel ofício, lápis de
cor, varal e pregador
Aula 3
Metodologia
Renconto da história;
Conversa informal
sobre o texto:
Qual o título da
história?
Quem são os
personagens?
Onde quadradinho
morava?
O que quadradinho viu
de diferente na cidade que viajou?
Por que o quadradinho
não quis brincar com as outras crianças?
Explicar para as
crianças que não devemos julgar as pessoas por serem diferentes. Devemos respeitar
nossos semelhantes, como também os diferentes tipos de família.
Atividade
Pesquise em revistas,
jornais ou livros ilustrações de famílias, depois de feito a pesquisa cada um
apresenta na rodinha.
Eixos de experiências:
III - possibilitem às
crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem
oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e
escritos;
VII - possibilitem
vivências éticas e estéticas com outras crianças e grupos culturais, que
alarguem seus padrões de referência e de identidades no diálogo e
reconhecimento da diversidade;
Campos de experiências:
Eu, o outro e
o nós;
Traços, sons,
cores e formas;
Escuta, fala,
pensamento e imaginação;
Aprendizagem:
Reconhecer e respeitar
os diferentes tipos de famílias;
Desenvolver o gosto
pela pesquisa;
Estimular a
participação nas rodas de converça;
Recursos didáticos:
Revistas, jornais e
livros para recortes;
Tesoura, cola e papel
ofício;
Aula 4
Metodologia
Apresentação do vídeo:
canção das formas
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5NjG7gIgf_0
Fazer a comparação das
formas apresentada na história e na música.
Observar na sala os
objetos que faz lembrar o formato das formas geométricas.
Atividade
Desenhe objetos que
tenham o formato das formas geométricas.
Eixos de experiências:
II - favoreçam a
imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas
de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e
musical;
IV - recriem, em
contextos significativos para as crianças, relações quantitativas, medidas,
formas e orientações espaço temporais;
Campos de experiências:
Traços, sons,
cores e formas;
Escuta, fala,
pensamento e imaginação;
Espaço,
tempo, quantidades, relações e transformações.
Aprendizagem:
Apreciar vídeos musicais;
Reconhecer as formas geométricas;
Estimular a
coordenação motora e a criatividade;
Recursos didáticos:
TV e pendrive;
Papel ofídio, lápis e lápis
de cor;
Comentários
Postar um comentário