SEQUÊNCIA DIDÁTICA: A HISTÓRIA DO QUADRADINHO.


Sequência didática: A história do quadradinho.

Tema: As formas geométricas

 Público alvo: Educação Infantil

Aula 1

Metodologia

Apresentação da capa do livro e do título da história;

Conversa informal sobre o que as crianças acham do que vai falar a história;

Contação da história;


















Atividade

Desenhar as formas geométricas apresentada na história.

Eixos de experiências:

II - favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical;

III - possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos;

IV - recriem, em contextos significativos para as crianças, relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaço temporais;

 

Campos de experiências:

Traços, sons, cores e formas

Escuta, fala, pensamento e imaginação;

Aprendizagem:

Estimular o gosto pela leitura;

Conhecer as formas geométricas;

Desenvolver a coordenação motora e criatividade;

Recursos didáticos:

Papel ofício, lápis, lápis de cor;

Aula 2

Metodologia

Imprima para colorir a história do quadradinho;

Com a história impressa, espalhe no piso da sala;

Proponha as crianças a organizar as senas sequenciais da história e a fazer contação da história livremente;

















Atividade

Divida as crianças em equipe para elas colorir a história impressa, depois com ajuda das crianças pendure em um varal, a história, seguindo a sequência cronológica da mesma.

Eixos de experiências:

II - favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical;

III - possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos;

V - ampliem a confiança e a participação das crianças nas atividades individuais e coletivas;

Campos de experiências:

Traços, sons, cores e formas

Escuta, fala, pensamento e imaginação;

Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.

Aprendizagem:

Estimular o reconto de histórias;

Reconhecer a sequência cronológica da história recontada;

Desenvolver a coordenação motora e criatividade;

Recursos didáticos:

Papel ofício, lápis de cor, varal e pregador

Aula 3

Metodologia

Renconto da história;

Conversa informal sobre o texto:

Qual o título da história?

Quem são os personagens?

Onde quadradinho morava?

O que quadradinho viu de diferente na cidade que viajou?

Por que o quadradinho não quis brincar com as outras crianças?

Explicar para as crianças que não devemos julgar as pessoas por serem diferentes. Devemos respeitar nossos semelhantes, como também os diferentes tipos de família.

Atividade

Pesquise em revistas, jornais ou livros ilustrações de famílias, depois de feito a pesquisa cada um apresenta na rodinha.

Eixos de experiências:

III - possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos;

 

VII - possibilitem vivências éticas e estéticas com outras crianças e grupos culturais, que alarguem seus padrões de referência e de identidades no diálogo e reconhecimento da diversidade;

 

Campos de experiências:

Eu, o outro e o nós

Traços, sons, cores e formas

Escuta, fala, pensamento e imaginação;

Aprendizagem:

Reconhecer e respeitar os diferentes tipos de famílias;

Desenvolver o gosto pela pesquisa;

Estimular a participação nas rodas de converça;

Recursos didáticos:

Revistas, jornais e livros para recortes;

Tesoura, cola e papel ofício;

Aula 4

Metodologia

Apresentação do vídeo: canção das formas


Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5NjG7gIgf_0

Fazer a comparação das formas apresentada na história e na música.

Observar na sala os objetos que faz lembrar o formato das formas geométricas.

Atividade

Desenhe objetos que tenham o formato das formas geométricas.

Eixos de experiências:

II - favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical;

IV - recriem, em contextos significativos para as crianças, relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaço temporais;

 

Campos de experiências:

Traços, sons, cores e formas

Escuta, fala, pensamento e imaginação;

Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.

Aprendizagem:

Apreciar vídeos musicais;

Reconhecer as formas geométricas;

Estimular a coordenação motora e a criatividade;

Recursos didáticos:

TV e pendrive;

Papel ofídio, lápis e lápis de cor;


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: O SÍTIO DO SEU LOBATO

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: MORDIDA NÃO NAPOLEÃO.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: O PATINHO FEIO.